NOTÍCIAS

Série de exercícios ajuda a render melhor nos estudos

Felipe Cabral
Felipe Cabral
Publicado em 09/09/2016 às 18:20
wrist-stretching-1-1427811-1920x1280 FOTO:

Ter desempenho satisfatório nos estudos não depende só de massa cinzenta. Um bom condicionamento físico é tão importante quanto a capacidade de apreender e raciocinar. O corpo sofre com as longas horas que você passa quase estático diante dos livros, tensionado músculos e ligamentos; chega a dor, a concentração vai embora e o rendimento fica prejudicado.

"É por essa razão que algumas empresas incentivam a prática da ginástica laboral entre os funcionários que trabalham sentados na maior parte do expediente", explica o coordenador de esportes do Colégio GGE, Fred Lopes, que completa: "os exercícios ajudam a prevenir as lesões causadas pelo esforço repetitivo da escrita e digitação, por exemplo".

Para a galera que está no corre dos vestibulares, Lopes recomenda atividades de alongamento e mobilidade articular que listamos abaixo. E nem precisa sair do seu ambiente de estudos! :D

Alongamento

O processo deve ser feito antes e depois dos estudos.

1. Espreguiçar: Não tem mistério. É quase a mesma coisa que você faz quando acorda. Entrelace os dedos e eleve os braços com a palma das mãos viradas para cima. Serve para aliviar a tensão dos músculos dos ombros, braços e costas.

2. Flexão em direção à perna: Aí mesmo, na cadeira em que estiver estudando, incline-se em direção aos pés. O movimento serve para alinhar a coluna.

Espreguiçando e flexão em direção à perna. Arte: Guilherme Castro/NE10. Espreguiçando e flexão em direção à perna. Arte: Guilherme Castro/NE10.

3. Alongamento do tríceps: Estique um dos braços e, com o outro, segure o cotovelo. Agora puxe o braço esticado em direção ao torso. Faça com o outro braço.

LEIA MAIS

3 técnicas para escapar da procrastinação e administrar melhor o tempo

Coaching como estratégia para melhorar o desempenho no Enem

Confira dicas e relatos de quem se prepara por conta própria para o vestibular

Exercício para relaxamento dos dedos e alongamento do tríceps. Exercício para relaxamento dos dedos e alongamento do tríceps. Arte: Guilherme Castro/NE10.

Mobilidade articular

Passadas duas horas de estudo, é o momento de voltar a se mexer. Os exercícios agora são para aliviar dores ou tensões causadas pelo esforço repetitivo. A duração de cada movimento é de 15 a 30 segundos.

1. Primeiramente, levante e dê uma caminhada. Ir até a cozinha para beber uma água já é ótimo para a circulação do sangue nas pernas.

2. Execute o chamado "deslocamento lateral". Incline a cabeça para os lados, em direção aos ombros de forma que você sinta o pescoço alongar. Os ombros não devem se mexer. O efeito é o relaxamento da tensão muscular na área, causada quando ficamos com a cabeça inclinada por muito tempo sobre livros.

3. Rotacione os ombros para frente e para trás. Os movimentos aliviam a tensão da musculatura dos ombros, que dão suporte à escrita quando estamos apoiados em uma mesa ou segurando livros.

4. Estenda o braço direito para a frente com a palma da mão virada para cima. Com a outra mão, segure a ponta dos dedos estendidos e puxe para baixo. Faça a mesma coisa com os dedos da mão esquerda. Depois, com os dois braços estendidos, gire os punhos para dentro e para fora. Ambos os exercícios servem para aliviar as dores causadas pelo esforço repetitivo da escrita e da digitação.