ENEM

Coaching como estratégia para melhorar o desempenho no Enem

Felipe Cabral
Felipe Cabral
Publicado em 08/09/2016 às 16:14
Foto: Fernando da Hora/JC Imagem.
Foto: Fernando da Hora/JC Imagem. FOTO: Foto: Fernando da Hora/JC Imagem.

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), você sabe: é uma prova de "textão" e resistência. Cansa. Isso sem contar aquele nervosismo que "trava" o cérebro assim que o caderno de respostas é colocado na banca. São momentos em que o preparo nos estudos pode ser anulado pelo despreparo emocional e para driblar isso, alguns vestibulandos têm recorrido ao coaching, processo de autoconhecimento e reeducação comportamental em prol de um determinado objetivo.

"No caso do vestibular, o autoconhecimento é necessário para identificar o que impede o aluno de atingir sua meta. Às vezes, eles se sentem desmotivados diante da prova não pela dificuldade, mas por não verem o sentido de faze-la; muitas vezes por estarem em dúvida sobre o curso escolhido, por exemplo", explica o coach e especialista em neuroeducação, Rodolpho Cunha, que junto à especialista em Letras, Ana Paula Monteiro, ministra o curso "Enem com Coaching", na filial do curso Supera - Ginástica para o cérebro, no bairro do Parnamirim, Zona Norte do Recife.

LEIA MAIS

3 técnicas para escapar da procrastinação e administrar melhor o tempo

Estudantes têm até 11 de setembro para fazer terceiro simulado do Enem

Confira dicas e relatos de quem se prepara por conta própria para o vestibular

De acordo com Ana Paula, é a plena compreensão dos textos das questões e do próprio tema da redação a maior queixa entre os alunos. "Muitas vezes você está nervoso porque ainda faltam muitas questões. A leitura superficial prejudica a compreensão e você acaba não observando detalhes como a fonte de origem do texto, que diz muito sobre o conteúdo presente ali", pontua.

O acompanhamento é individualizado, com avaliação a partir de materiais em que os alunos destacam suas principais qualidades e fraquezas. A aluna Laura Aguiar, 17, recorreu ao coaching para se sentir novamente motivada a escrever. "Eu tinha parado e achava que não conseguiria mais. Com o curso, eu voltei a escrever por me sentir capaz", relata.

Ao Blog Vestibular NE10, Rodolpho e Ana Paula deram algumas dicas de como ficar 'tranks' para resolver as provas e não deixar escapar nenhuma informação das questões e textos de apoio para a redação ;)