ENEM

Presídio de Igarassu é a unidade com mais inscritos no Enem para privados de liberdade

Felipe Cabral
Felipe Cabral
Publicado em 13/12/2016 às 11:47
Foto: Renato Spencer/Acervo JC Imagem.
Foto: Renato Spencer/Acervo JC Imagem. FOTO: Foto: Renato Spencer/Acervo JC Imagem.

Começa nesta terça-feira (13) a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio para pessoas privadas de liberdade (Enem PPL). Em Pernambuco, foram  956 inscritos no âmbito do sistema penitenciário do Estado. Segundo informações da Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres-PE), o Presídio de Igarassu, no Grande Recife, é a unidade com maior número de inscritos (171) seguido do Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico (HCTP), em Itamaracá (122). Em terceiro lugar, está o Presídio Rorinildo da Rocha Leão (PRRL), em Palmares, com 81 inscritos.

Também farão o Enem PPL 79 socioeducandos da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) do Estado. As três unidades com mais inscritos são unidade do Cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife (36), a unidade Caruaru, no Agreste (14) e a unidade Petrolina (8).

As provas serão aplicadas nesta terça e na quarta-feira (14) para 54.358 inscritos de unidades prisionais e socioeducativas do País, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O número representa um aumento aproximado de 19% em relação aos 45,5 mil inscritos no ano passado. A maioria dos inscritos, 58%, é da Região Sudeste. O Sul tem 17% das inscrições, o Nordeste, 12%, o Centro-Oeste, 7%, e o Norte, 6%.

A maior parte do total de inscritos, 78% (42.490), tentará a certificação do ensino médio por meio do exame. Para isso, os candidatos precisarão alcançar pelo menos 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento das provas e nota acima de 500 pontos na redação.

Provas

Assim como no exame regular, o Enem PPL é composto de uma redação e quatro provas que totalizam 180 questões de múltipla escolha. No primeiro dia, os candidatos terão 4h e 30 minutos para responder as provas de ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias. No segundo dia, com duração de 5h30 minutos, serão aplicadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias e redação. Segundo o Inep, organizador do exame, o Enem PPL tem o mesmo nível de dificuldade do exame regular.

Participam do exame os órgãos e as instituições cujas unidades prisionais e socioeducativas firmaram termo de compromisso com o Inep, já que a aplicação do Enem PPL ocorre dentro das unidades. Do ponto de vista das questões, as provas são equivalentes para garantir a isonomia do exame.

As provas para pessoas privadas de liberdade estavam inicialmente marcadas para os dias 6 e 7 de dezembro. A data foi alterada após o agendamento da segunda aplicação do Enem, que ocorreu nos dias 3 e 4 para pessoas inscritas na aplicação regular que tiveram as provas remarcadas por conta de ocupações de escolas, universidades e institutos federais e por imprevistos como falta de luz.

Com informações da Agência Brasil.