ENEM

Às vesperas do Enem, quase 40% dos inscritos ainda não sabem locais de prova

Felipe Cabral
Felipe Cabral
Publicado em 30/11/2016 às 18:33
Foto: Fernando da Hora/JC Imagem.
Foto: Fernando da Hora/JC Imagem. FOTO: Foto: Fernando da Hora/JC Imagem.

A pouco mais de dois dias da segunda aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), 39,8% dos inscritos ainda não consultaram o cartão de confirmação de inscrição para conferir o local onde farão o exame, segundo levantamento do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Texeira (Inep) divulgado nesta quarta-feira (30). O percentual corresponde a 110.565 de um total de 277.624 estudantes que devem participar das provas deste sábado (3) e do domingo (4).

Os candidatos que ainda faltam consultar o cartão de inscrição devem realizar o procedimento na "página do participante" do Inep ou no aplicativo "Enem 2016" do Ministério da Educação (MEC). O Inep informa que continua enviando alertas, via SMS e e-mail, aos estudantes que ainda não consultaram o sistema.

Em nota publicada em seu site oficial, o órgão diz que a consulta pode ser realizada até "minutos antes da prova", mas recomenda que o processo seja feito "com antecedência necessária para a pessoa visitar o local e conhecer o trajeto".

Segunda aplicação

O Enem foi aplicado nos dias 5 e 6 de novembro para 5,8 milhões de candidatos. Devido a ocupações de escolas, universidades e institutos federais, o Ministério da Educação adiou o exame para um grupo de estudantes que fariam a prova em 405 locais de diferentes estados. Segundo o Inep, esses 273.521 estudantes receberam um aviso do Inep por mensagem no celular e e-mail.

A ocupação de escolas ocorre em diversos estados, em protesto contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 55, que limita os gastos do governo federal pelos próximos 20 anos, e a reforma do ensino médio. Em Pernambuco, o exame será realizado em 20 locais de prova distribuídos em oito cidades.

Os locais de prova foram todos alterados. Segundo o instituto, os novos locais têm o padrão necessário para a aplicação das provas e não correm risco de ocupação até a realização do exame.

Outros 4.103 estudantes terão a oportunidade de fazer a segunda aplicação por causa de outras contingências, a maioria em função da interrupção do fornecimento de energia no local de prova.

O exame

As provas serão diferentes daquelas aplicadas no início do mês, mas manterão o mesmo nível de dificuldade, o que, de acordo com o Inep, garantirá a isonomia entre os candidatos. O resultado do Enem será divulgado para todos os participantes no dia 19 de janeiro.

O esquema da segunda aplicação da prova será semelhante ao da primeira. Os portões abrem às 12h e fecham às 13h, no horário de Brasília. As provas começam a ser aplicadas às 13h30.

No primeiro dia, os candidatos terão quatro horas e 30 minutos para responder a 90 questões das áreas de ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias. No segundo dia serão cinco horas e 30 minutos para as provas de redação, linguagens, códigos e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias.

Com informações da Agência Brasil.

Foto: Fernando da Hora/JC Imagem.