UPE

Estudantes de ocupações falam sobre deslocamento de prédios para viabilizar o SSA3

Felipe Cabral
Felipe Cabral
Publicado em 13/11/2016 às 19:32
Ocupação FCM_Luana Nova_NE10 FOTO:

Por Felipe Cabral com informações de Luana Nova

Integrantes das ocupações estudantis que se deslocaram de prédios da Universidade de Pernambuco (UPE) para viabilizar a realização das provas da terceira etapa do Sistema Seriado de Avaliação (SSA3) estiveram presentes nos locais de aplicação do exame neste domingo (13). Mas, desta vez, não para protestar. Eles foram até lá para receber os candidatos com mensagens de apoio e também para distribuir panfletos e guloseimas.

Em acordo firmado entre a reitoria e a comissão de vestibular da instituição, os estudantes começaram a deixar os prédios entre a quinta (10) e última sexta-feira (11) e se acomodaram em outros locais onde não há aplicação de provas. A informação foi confirmada pela assessoria da universidade.

No bairro de Santo Amaro, no centro do Recife, os alunos que ocupavam a Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças (Fensg) e a Escola Superior de Educação Física (Esef) se deslocaram para a Faculdade de Ciências Médicas (FCM - UPE). "A gente saiu na sexta-feira pela manhã e já deixou o prédio organizado para que pudessem limpar e organizar as salas para que no sábado estivesse tudo pronto", relatou uma das manifestantes que se identificou apenas por Camila.

A estudante, que cursa Educação Física, disse que a atividade de recepção dos estudantes visa tanto apoiar os candidatos como demonstrar que a ocupação continua. "Viemos aqui para mostrar que a ocupação continua e que a gente não queria atrapalhar a prova de ninguém. A gente conversou com os vestibulandos e os familiares, distribuiu panfletos, pirulitos e desejamos boa prova pra que eles possam ver que a universidade é deles", conta.

Louis, um dos ocupantes que também se deslocou para a FCM, disse não ver sentido em impedir que os estudantes realizassem as provas. "Eles vão ser os futuros alunos da UPE, então, provavelmente, tomarão as mesmas atitudes que nós, agora", considerou, ressaltando as principais reivindicações do movimento de ocupação que é contra a PEC do teto de gastos da União, a reforma do ensino médio e Projeto Escola sem Partido.

Os estudantes prometem voltar aos prédios anteriormente ocupados logo após o término do segundo exame do SSA3, que será aplicado nesta segunda-feira (14).

Outros prédios

Além da Fensg e da Esef, outros quatro prédios estavam com mobilização estudantil até a sexta-feira passada, a saber: o Instituto de Ciências Biológicas (ICB) - no Recife - e os campi Nazaré da Mata (Zona da Mata), Garanhuns (Agreste) e Petrolina (Sertão), no interior de Pernambuco.