ENEM

Enem: participantes afetados pelas ocupações farão exame nos dias 3 e 4 de dezembro

Felipe Cabral
Felipe Cabral
Publicado em 01/11/2016 às 14:57
Foto: Reprodução/Twitter
Foto: Reprodução/Twitter FOTO: Foto: Reprodução/Twitter

Por Luana Nova

Cerca de 191 mil participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de todo o País terão que fazer as avaliações nos dias 3 e 4 de dezembro, em função das ocupações de estudantes em prédios de instituições de ensino, onde as provas seriam aplicadas. As informações foram divulgadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em coletiva de imprensa, realizada na tarde desta terça-feira (1º), na sede da autarquia, em Brasília. Para os demais vestibulandos, o exame está confirmado para os dias 5 e 6 de novembro.

Ao todo, 191.494 inscritos serão afetados pelas ocupações dos estudantes que protestam contra a PEC 55, antiga PEC 241 que limita o aumento dos gastos públicos à variação da inflação, contra a reforma do Ensino Médio, dentre outras reivindicações. O Enem será realizado normalmente no próximo final de semana para 97,78% dos 8.627.195 candidatos.

De acordo com a presidente do Inep, Maria Inês Fini, essa parcela de 2,22% de inscritos afetados farão uma terceira versão da avaliação. "O exame é bastante equivalente. Tem o mesmo formato da primeira versão da prova, com 45 questões por área de conhecimento. O rito segue como planejado", afirmou. Já a segunda versão do exame é aplicada a candidatos privados de liberdade e a jovens que cumprem medidas socioeducativas.

LEIA TAMBÉM

>> Enem: confira locais que tiveram provas canceladas devido às ocupações em Pernambuco

A partir da noite desta terça, os candidatos afetados pelas ocupações receberão via e-mail e SMS informações sobre os novos locais de aplicação do Enem, onde farão as provas nos dias 3 e 4 de dezembro. Será possível também acessar o aplicativo Enem 2016 ou se informar pelo 0800 616161. Até as 18h desta terça, o Inep divulgará em seu site oficial a lista final dos prédios em que a aplicação das provas será adiada. São 304 locais de prova ocupados - sendo 177 de escolas de Educação Básica e 127 de instituições de Ensino Superior.

Segundo a presidente do órgão, a mudança dos locais de prova não pode ser feita de véspera porque existe um trabalho de preparação do espaço físico muito grande. "Não se trata de trocar local A por B, temos que fazer uma pesquisa e uma nova organização dos espaços. Há candidatos que precisam fazer as provas em locais reservados, outros com necessidades especiais. Além do espaço para lactantes", disse.

Ainda conforme a presidente, o cronograma de resultados não será alterado. "Os resultados serão processados e todos estarão presentes na divulgação em 19 de janeiro de 2017", declarou, ao ressaltar que a nova aplicação será em tempo hábil para a utilização dos resultados no SISU, Fies e Prouni. O prazo determinado pelo Ministério da Educação (MEC) para desocupação das escolas, universidades e institutos terminou nessa segunda-feira (31).

Inscritos afetados em Pernambuco

As ocupações dos prédios de escolas estão ocorrendo em 126 municípios de 20 estados do País, principalmente em Minas Gerais e no Paraná. Em Pernambuco, dos 928 locais que serão utilizados para aplicação de provas, 15 estão ocupados. No Estado, serão afetados 13.581 participantes (3,04%) dos 447.319 inscritos.