ENEM

Mais de 400 mil estudantes participam do terceiro simulado do 'Hora do Enem'

Felipe Cabral
Felipe Cabral
Publicado em 16/09/2016 às 17:12
laptop-820274_1280 FOTO:

O terceiro simulado do portal "Hora do Enem", realizado entre os dias 3 e 11 setembro, contou a com participação de 400.929 estudantes de todos os estados brasileiros. O dado confirma a expectativa de que o número de acessos aumentaria em relação à edição anterior - que teve cerca de 380 mil participantes - devido a proximidade do Enem oficial. Pernambuco voltou a ficar na 20ª posição no ranking de desempenho - a mesma colocação do primeiro simulado. Na edição passada, o estado ficou em 22º.

De acordo com a Geekie, plataforma desenvolvedora do simulado, alunos de 23 mil escolas, entre públicas e privadas, fizeram a prova, que foi elaborada aos mesmos moldes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O balanço feito da plataforma indicou ainda que o maior percentual de acertos foi para questões de geografia, filosofia e biologia. As áreas de matemática, química e biologia apresentaram nível de desempenho mais fraco.

A soma dos participantes nas três edições do simulado chega agora a cerca de 1,5 milhões. Os simulados anteriores foram realizados entre os meses de abril e maio e entre junho e julho. A quarta e última edição do simulado deve ser disponibilizada no dia 9 de outubro.

Professores e gestores de escolas podem acompanhar o desempenho de seus estudantes no simulado da Hora do Enem por meio do sistema PDDE Interativo, do Ministério da Educação.

Os cinco primeiros lugares no ranking 

O estado com o melhor desempenho nesse terceiro simulado foi o Rio de Janeiro. Os 11.494 estudantes fluminenses que participaram da prova alcançaram uma média de 526 pontos. O segundo lugar ficou para Minas Gerais, onde 16.883 alunos conseguiram uma nota média de 523 pontos. Em terceiro lugar está o Espírito Santo, seguido por Piauí e Rio Grande do Norte. A média nacional foi de 507 pontos.