SISU

Resultado do Sisu deve sair na próxima segunda (29)

Allan Nascimento
Allan Nascimento
Publicado em 26/01/2018 às 23:01
Aplicativo do Sisu pode ser baixado para sistemas Android, Windows e IOS.
Aplicativo do Sisu pode ser baixado para sistemas Android, Windows e IOS. FOTO: Aplicativo do Sisu pode ser baixado para sistemas Android, Windows e IOS.

Chegou ao fim o prazo de inscrições na edição do primeiro semestre do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2018. O último balanço divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) já mostrava que, até o meio-dia desta sexta-feira (26), 1.954.849 candidatos haviam se inscrito em instituições públicas brasileiras de ensino superior de todo o país. Como cada candidato podia escolher até duas opções de curso, o total de inscrições chegou a 3.793.667 no início da tarde.

Somente em Pernambuco, seis universidades e institutos abriram seleção de novos alunos no primeiro semestre de 2018 por meio do Sisu. Foram elas: a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com 6.952 vagas; a Universidade de Pernambuco (UPE), com 1.730; o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), com 384; o  Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF Sertão), com 367; a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), com 3.880; e a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), com 720  somente em Pernambuco - a instituição também tem campus em cidades da Bahia e do Piauí.

O ritmo de inscrições continuou intenso ao longo do dia, mas não foi divulgado um novo balanço depois dos números divulgados à tarde. O MEC informou à Agência Brasil que, na semana que vem, será divulgado o total de inscrições. Até nesta quinta-feira (25), os 10 cursos mais procurados eram: medicina, direito, administração, pedagogia, enfermagem, educação física, psicologia, ciências biológicas, ciências contábeis e veterinária.

O Sisu é usado por instituições públicas de educação superior na oferta de vagas a estudantes, com base nas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Este ano foram ofertadas 239.716 vagas em 130 instituições, sendo 30 públicas estaduais – um centro universitário, sete faculdades e 22 universidades; e 100 públicas federais, com dois centros de educação tecnológica, uma faculdade, 36 institutos federais de educação, ciência e tecnologia, e 61 universidades.

Com informações da Agência Brasil.