09/jan
app sisu

Prazo de inscrição na lista de espera do Sisu 2018.1 é modificado pelo MEC

09 / jan
Publicado por Allan Nascimento em SISU às 14:19

Os feras agora terão menos tempo para aderir à lista de espera do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Atendendo a uma solicitação dos pró-reitores de graduação, o Ministério da Educação (MEC) modificou o cronograma da primeira edição do processo seletivo neste ano.

Quando divulgado inicialmente, o calendário do Sisu informava que os inscritos que não fossem aprovados na primeira chamada teriam 15 dias para se inscreverem na lista de espera. Agora, com a modificação, esse prazo passou para cinco dias.

Antes, o cronograma destinava o período entre 2 e 16 de fevereiro para a candidatura. Com as mudanças, os feras deverão submeter seu interesse em concorrer às vagas remanescentes de 2 a 7 de fevereiro – ou seja, o início coincide com a data de divulgação do resultado da seleção. Na página oficial do Sisu já é possível checar todas as datas do processo seletivo.

VAGAS

Em todo o País, serão ofertadas 239.601 vagas de graduação em 130 instituições que aderiram à plataforma. Se comparados com os dados de janeiro deste ano, quando foram selecionados alunos para 238.397 vagas em 131 instituições, há um crescimento pequeno na oferta de vagas (1.204) enquanto há uma universidade a menos que no começo de 2017.

LEIA MAIS

Intercâmbio: as vantagens de estudar em uma instituição com vínculos internacionais
Gastronomia: uma graduação que vai muito além da cozinha
Psicologia: saiba mais sobre uma das graduações com mais alunos no País

Além disso, no site do Sisu os feras podem consultar, desde dezembro passado, os cursos que vão selecionar alunos no primeiro semestre de 2018 – a busca pode ser feita por munício, graduação e instituição de ensino -, e ainda podem saber os pesos que vão incidir para definir a nota final do candidato no curso que ele pretende se inscrever.

PERNAMBUCO

Somente em Pernambuco, seis universidades e institutos vão abrir seleção de novos alunos no primeiro semestre de 2018: Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com 6.952 vagas; Universidade de Pernambuco (UPE), com 1.730; Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), com 384; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF Sertão), com 367; Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), com 3.880; e Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), com 720  somente em Pernambuco – a instituição também tem campus em cidades da Bahia e do Piauí.

Ao todo, vão ser selecionados alunos para 14.033 vagas, o que representa 5,7% do que vai ser ofertado no País.

REQUISITOS

Podem se inscrever no Sisu somente os candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano e que não tirarem zero na redação. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) vai divulgar no dia 19 de janeiro as notas dos inscritos.

CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS.


FECHAR