SISU

Feras já podem ver a lista de cursos do Sisu. PE tem mais de 14 mil vagas

Allan Nascimento
Allan Nascimento
Publicado em 11/12/2017 às 16:30
Aplicativo do Sisu pode ser baixado para sistemas Android, Windows e IOS.
Aplicativo do Sisu pode ser baixado para sistemas Android, Windows e IOS. FOTO: Aplicativo do Sisu pode ser baixado para sistemas Android, Windows e IOS.

O Ministério da Educação divulgou na última semana que as inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) vão de 29 de janeiro a 1° de fevereiro. Em todo o País, serão ofertadas 239.601 vagas de graduação em 130 instituições que aderiram à plataforma. Se comparados com os dados de janeiro deste ano, quando foram selecionados alunos para 238.397 vagas em 131 instituições, há um crescimento pequeno na oferta de vagas (1.204) enquanto há uma universidade a menos que no começo de 2017.

Além disso, no site do Sisu os feras podem consultar os cursos que vão selecionar alunos no primeiro semestre de 2018 - a busca pode ser feita por munício, graduação e instituição de ensino -, e ainda podem saber os pesos que vão incidir para definir a nota final do candidato no curso que ele pretende se inscrever.

PERNAMBUCO

Somente em Pernambuco, seis universidades e institutos vão abrir seleção de novos alunos no primeiro semestre de 2018: Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com 6.952 vagas; Universidade de Pernambuco (UPE), com 1.730; Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), com 384; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF Sertão), com 367; Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), com 3.880; e Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), com 720  somente em Pernambuco - a instituição também tem campus em cidades da Bahia e do Piauí.

Ao todo, vão ser selecionados alunos para 14.033 vagas, o que representa 5,7% do que vai ser ofertado no País.

REQUISITOS

Podem se inscrever no Sisu somente os candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano e que não tirarem zero na redação. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) vai divulgar no dia 19 de janeiro as notas dos inscritos.

INSTITUIÇÕES

Consultado sobre a diminuição no número de instituições que aderiram ao sistema, a assessoria de imprensa do MEC afirmou que esse processo é uma iniciativa que parte das próprias instituições, que não depende do ministério. "Não é o MEC quem oferece vaga no Sisu, mas, sim, cada instituição. Não temos como saber o motivo que uma instituição, que tem autonomia, não aderiu ao Sisu. Além do mais, as 130 que aderiram para este edital não necessariamente estavam no Sisu anterior. Cada processo é diferente e esses números sempre variam", diz a nota enviada pelo órgão.

CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS.