FEDERAIS

Feras fazem vestibular do IFPE na manhã deste domingo

Allan Nascimento
Allan Nascimento
Publicado em 10/12/2017 às 7:08
Foto: Ascom/IFPE.
Foto: Ascom/IFPE. FOTO: Foto: Ascom/IFPE.

O Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) aplica na manhã deste domingo (10) o vestibular para entrada no primeiro semestre de 2018. Cerca de 30 mil candidatos vai disputar as 4.065 vagas, distribuídas entre 65 cursos técnicos e superiores dos 16 campi da instituição. As provas começam às 9h, no horário local.

A Comissão de Vestibulares e Concursos do IFPE (Cvest) orienta que os candidatos devem imprimir e apresentar hoje, nos locais de aplicação, o cartão de inscrição disponível no site cvest.ifpe.edu.br. Também é necessário apresentar um documento de identificação com foto (como RG, carteira de trabalho, carteira de reservista, por exemplo) e levar caneta esferográfica de tinta azul ou preta.

Os candidatos às vagas de cursos técnicos serão submetidos a uma prova de 30 questões e com três horas de duração; já os candidatos às vagas dos cursos superiores terão um tempo total de quatro horas para finalizar a prova de 50 questões e uma redação.

O gabarito preliminar será divulgado ainda hoje. Os interessados terão até amanhã (11) para contestar as questões do exame. O gabarito definitivo será divulgado no dia 15 e o listão com os aprovados será publicado a partir das 12h do dia 28. Todo o cronograma está disponível no Manual do Candidato no site cvest.ifpe.edu.br

BELO JARDIM

Os inscritos para o curso de Licenciatura em Música, oferecido no Campus Belo Jardim, também serão submetidos à Avaliação Específica em Música. Esta avaliação terá duas etapas, realizadas no próprio Campus Belo Jardim, das 8h às 12h: a primeira, no dia 13, abordando Percepção Musical e Teoria Musical; a segunda, no dia 20, com Performance Instrumental/Vocal.

CONCORRÊNCIA

O curso mais procurado seleção para ingresso em 2018.1 do IFPE foi o Técnico em Química (manhã) do campus Recife, na modalidade de ensino integral, que registrou 39,22 candidatos por vaga. Em seguida, estão os cursos Segurança do Trabalho (tarde) com 36,08 e Edificações (manhã) com 31,08, ambos no Recife.

Na modalidade Subsequente, que exige o Ensino Médio completo, o curso de maior concorrência foi Técnico em Enfermagem (tarde) em Belo Jardim, no Agreste do Estado, com 16,11 candidatos por vaga. A segunda posição ficou com o Técnico em Administração (manhã), do IFPE Paulista, com 15,44 por vaga. O terceiro mais concorrido foi Segurança do Trabalho (tarde) no Recife, com 14,55 candidatos disputando cada uma das vagas ofertadas.

Já em relação aos cursos superiores, o posto de mais concorrido ficou com o curso Engenharia Mecânica (integral) do campus Recife, com 20,77 candidatos inscritos para cada vaga. Em seguida, estão Análise e Desenvolvimento de Sistemas (manhã) com 19,88 e Design Gráfico (manhã) com 15,90 candidatos por vaga, os dois no campus Recife.

O IFPE oferece 65 cursos técnicos e superiores com opções distribuídas em 16 campi em todo o Estado. Abreu e Lima, Afogados da Ingazeira, Barreiros, Belo Jardim, Cabo de Santo Agostinho, Caruaru, Garanhuns, Igarassu, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Palmares, Paulista, Pesqueira, Recife e Vitória de Santo Antão são os municípios com oferta de vagas.

CLIQUE AQUI PARA VER A CONCORRÊNCIA GERAL

CLIQUE AQUI PARA VER A CONCORRÊNCIA POR COTAS