06/dez
Vai fazer prova do ITA? Saiba como se preparar na reta final

Vai fazer prova do ITA? Saiba como se preparar na reta final

06 / dez
Publicado por Allan Nascimento em NOTÍCIAS às 17:25

Falta bem pouco tempo para o vestibular para o Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA). As provas já acontecem entre os dias 12 e 15 de dezembro e, considerada uma das avaliações mais difíceis (além da alta concorrência), muitos feras vivem momentos de ansiedade e tensão nos dias que antecedem a prova.

Bruno Werneck, engenheiro formado pelo instituto, fundador e professor do Kuadro – um curso online preparatório para vestibular -, explica que a preparação, nesta reta final, deve se resumir à resolução de exercícios constantemente, tudo para aperfeiçoar o desempenho dos candidatos.

Além disso, ele dá outras dicas. Veja abaixo:

Vídeos de provas antigas

Nesta reta final, vale ver vídeos de resolução de provas antigas. O objetivo é se familiarizar com o estilo de exercício proposto para que, no dia, o candidato não tenha muitas surpresas.

Ritmo de estudo

O ideal é manter um ritmo constante de estudos. O que muda é a estratégia e o tipo de conteúdo a ser consumido. Entender os exercícios e resolvê-los de maneira rápida é fundamental. Por isso, fazer muitos exercícios, ainda que perto das provas, é extremamente necessário.

Saber relaxar

É importante mesclar momentos de estudos e de lazer para não entrar em estado de estresse. Porém, como foi citado no item anterior, é essencial que o aluno continue resolvendo exercícios para buscar uma boa nota. Saber interpretar e fazer de forma rápida as questões só é possível com muito treino.

O que não fazer

Preservar o corpo e a saúde física e mental é importante. Por isso, não se canse demais. Evite estresse, discussões e situações conflituosas. Não pratique atividades que ponham em risco a sua saúde. Como o vestibular do ITA impõe um limite de idade, cada ano que você perde por erros bobos é uma chance a menos de conquistar a tão sonhada aprovação.

Descanso e alimentação

Procure comer em casa ou em lugares que você já conheça. Evite bebidas alcoólicas e alimentos muito gordurosos, que possam causar alguma indisposição. Outro ponto vital é dormir bem e estabelecer uma rotina que deixe o corpo descansado.

Exercícios, exercícios e exercícios

A coisa mais importante na preparação é sem dúvida a resolução de exercícios. A prática leva a perfeição. Então resolva o máximo de questões que conseguir por dia. Revise seus erros e refaça provas anteriores para melhorar sua performance.


FECHAR