UPE

Feras já receberam a prova do segundo e último dia do SSA 3

Allan Nascimento
Allan Nascimento
Publicado em 20/11/2017 às 8:15
Foto: Leo Motta/JC Imagem
Foto: Leo Motta/JC Imagem FOTO: Foto: Leo Motta/JC Imagem

Nesta segunda-feira (20), a UPE já aplica as provas do segundo e último dia do Sistema Seriado de Avaliação para os estudantes do terceiro ano. Os feras respondem até as 12h45 de hoje questões de biologia, química, física, história, geografia e sociologia.

Este ano se inscreveram para o SSA 3 mais de 10 mil estudantes concluintes do ensino médio. A prova vai selecionar 1.730 inscritos para ingresso nos 55 cursos de graduação da UPE, todos espalhados nos 11 campis da universidade (que estão nas regiões Metropolitana do Recife, Mata Norte, Mata Sul, Agreste e Sertão). Em cada um dos cursos serão reservadas 20% das vagas para estudantes cotistas.

Ontem a prova foi aplicada em diversas cidades do Estado e 835 candidatos não compareçam aos locais de aplicação da avaliação. O número representa 7,93% dos inscritos. Além disso, não houve nenhum registro de estudante eliminado por porte de celular.

O polo de Palmares, na Zona da Mata Sul do Estado, foi o que registrou o maior percentual de alunos que não compareceram às provas: 21,7%. Já o polo do Recife, que conta com 10 prédios de aplicação do exame, registrou apenas 5,64%.

No primeiro dia da avaliação, os feras fizeram a redação e a prova escrita composta de 42 questões distribuídas entre as disciplinas de língua portuguesa, matemática, língua estrangeira e filosofia.

CONCORRÊNCIA

No SSA 3, o curso de direito, no Recife, foi o mais procurado: foram 40,31 candidatos disputando uma vaga no sistema universal. Em segundo lugar vem medicina em Serra Talhada, com 27,12 candidatos por vaga e, em terceiro, o de medicina em Garanhuns, com 21,75.

Das 1.730 vagas do SSA, a UPE reserva 20% para o sistema de cotas. O curso de odontologia em Arcoverde foi o mais concorrido entre os cotistas. São 36,5 feras concorrendo a uma vaga, seguido por medicina em Serra Talhada e em Garanhuns, com 28,5 e 18 inscritos por vaga respectivamente.