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Para professor, tema da redação do SSA 3 permite diversos caminhos

Allan Nascimento
Allan Nascimento
Publicado em 19/11/2017 às 10:30
Foto: Luana Nova/NE10.
Foto: Luana Nova/NE10. FOTO: Foto: Luana Nova/NE10.

Para Eduardo Pereira, professor de redação do Colégio GGE, a temática lançada pela Universidade de Pernambuco (UPE) na proposta de dissertação da terceira etapa do Sistema Seriado de Avaliação (SSA) permite que os feras persigam mais de um caminho durante a escrita do texto. Divulgado nesta manhã, durante a aplicação da prova, "A gente espera do mundo... e o mundo o que espera de nós?" foi o tema proposto aos candidatos.

"A UPE manteve, mais uma vez, uma de suas características, que são os temais mais livres, mais versáteis. Enquanto no Enem os estudantes precisam escrever um texto sobre um tema relacionado a uma problemática social e política, o SSA, que algumas vezes apresenta temas que se aproximam dos comumente vistos no Enem, também traz propostas mais filosóficas, como acontece neste ano", esclarece o professor.

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Feras já fazem as provas do SSA 3 da UPE

Ele destaca que, enquanto a redação do Enem apresenta textos motivadores que podem nortear o estudante durante a elaboração da redação, a UPE traz sempre um texto que vai exigir que o aluno observe e aponte os seus caminhos argumentativos. Na prova do SSA 3 deste ano, um trecho da música Paciência, do pernambucano Lenine, foi utilizado na proposta de redação.

"O tema pode assustar um pouco os feras, mas, se ele prestar atenção, vai perceber que existe mais de um ponto de vista para lançar sobre a questão", observa.

Na opinião de Pereira, o tema tem, pelo menos, duas possibilidades que podem ser escolhidas como ponto de partida. "Há um fator social muito claro: o que a sociedade faz pelo indivíduo e o que o indivíduo devolve a esta sociedade", comenta. "É um tema interessante, desafiador, principalmente para estes estudantes que se preparam para ingressar na universidade. Num país em que temos cotas raciais, cotas sociais, políticas assistencialistas, o tema provoca esses estudantes a pensarem no que eles podem fazer pela sociedade em que estão inseridos", destaca.

De acordo com o professor, o tema estimula os alunos a terem um olhar menos individualista e adotarem posturas que coloquem a sociedade como um todo em perspectiva.