ENEM

PF deflagra operação em 13 estados para coibir fraudes no Enem 2017

Allan Nascimento
Allan Nascimento
Publicado em 12/11/2017 às 18:50
PF FOTO:

A Polícia Federal em Pernambuco, com o apoio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), deflagrou neste domingo (12) a Operação Passe Fácil, com o objetivo de desarticular um esquema de fraudes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano.

O esquema envolvia candidatos que fraudavam o exame a partir da resolução da prova por especialistas de cada eixo de conhecimento, chamados de "pilotos", que passavam o gabarito por meio de pontos eletrônicos.

LEIA MAIS

TV JC recebeu professores do GGE para comentar 2° dia de provas

Segundo dia do Enem tem 32% de abstenção e 580 candidatos eliminados

Candidatos aprovam realização do Enem em dois domingos

Os crimes investigados são estelionato, uso de documento falso, fraudes em certames de interesse público e associação criminosa. As penas ultrapassam os 25 anos de reclusão. Pela manhã, a Polícia Federal cumpriu 31 mandados, entre condução coercitiva e busca e apreensão em 13 estados do Brasil: Pernambuco, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Piauí, Paraná, Rio Grande do Norte, São Paulo e Distrito Federal.

A partir do já foi apurado através da apreensão de celulares e dos depoimentos dos investigados, já foi constatada a participação de um dos candidatos em fraudes em exames anteriores. A PF buscou executar as ordens judiciais com discrição para preservar o andamento da aplicação das provas.