ENEM

Enem: feras farão prova de ciências da natureza e matemática neste domingo

Allan Nascimento
Allan Nascimento
Publicado em 11/11/2017 às 18:00
Mais de 430 mil candidatos candidatos participam do Enem este ano em Pernambuco Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
Mais de 430 mil candidatos candidatos participam do Enem este ano em Pernambuco Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem FOTO: Mais de 430 mil candidatos candidatos participam do Enem este ano em Pernambuco Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem

No segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que acontece neste domingo (12), os horários de abertura e fechamento dos portões serão os mesmos da semana passada. Todos os portões serão abertos às 11h (no horário local) e fechados impreterivelmente às 12h. As provas começam 30 minutos após o fechamento dos portões.

Pernambuco teve 371 mil candidantos inscritos na avaliação e, no primeiro domingo, cerca de 29% dos inscritos no Estado não compareceram aos locais de aplicação do Enem. Isto, no entanto, não impede que amanhã ele faça o exame. Apesar de não poder concorrer às principais seleções para ingresso no ensino superior, a prova de quem faltou a um dos dias será corrigida e serve para o candidato avaliar seu rendimento naquelas disciplinas.

Os feras devem chegar com antecedência, pois em locais grandes ou muito movimentados o tempo para achar a sala pode ser maior que o esperado. Como o Enem está marcado para o fim de semana, os estudantes devem lembrar que nesses dias o número de linhas de metrô, trem e ônibus circulando costuma ser menor.

LEIA MAIS

Belo Monte, escravidão e Palestina são temas cobrados no primeiro dia do Enem

Especialistas comentam a escolha do tema da redação do Enem

Professores repercutem na TV JC o primeiro dia de provas do Enem

Desta vez serão aplicadas as provas de matemática e ciências da natureza, com 4h30 de duração. O candidato que sair da sala em até duas horas após o início da prova terá sua nota zerada.

COMENTÁRIOS DE PROVA

Como no primeiro domingo de provas, o Vestibular NE10 receberá os professores do Colégio GGE, parceiro do blog, para comentar o segundo dia do Enem. A live começa às 18h no Facebook do NE10. Fique ligado e interaja com os professores durante a transmissão.

OUTRAS ORIENTAÇÕES

Caneta esferográfica de tinta preta e documento oficial com foto são os dois itens que não podem ser esquecidos pelos candidatos que vão fazer o segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste domingo (12). A caneta deve ser fabricada com material transparente e obrigatoriamente preta, porque outra cor de tinta impossibilita a leitura óptica do cartão de respostas.

O documento pode ser a carteira de identidade, carteira de motorista, carteira de trabalho, carteira de reservista ou passaporte. A carteira de estudante não será aceita como documento oficial. Também não serão aceitas cópias, nem mesmo as autenticadas.

Se o candidato perdeu ou teve o documento roubado, deverá apresentar um boletim de ocorrência expedido por órgão policial há, no máximo, 90 dias do primeiro domingo de aplicação do Enem – dia 5 de novembro.

Do Vestibular NE10 com agências.