ENEM

Enem terá detectores de metal em todos os banheiros

Allan Nascimento
Allan Nascimento
Publicado em 10/10/2017 às 16:50
Enem_BLOG VESTIBULAR FOTO:

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) continua divulgando todas as medidas de segurança que vão estrear na edição deste ano do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Nesta terça-feira (10), foi anunciado a aplicação de 67 mil detectores de metal. O número é suficiente para realizar a vistoria dos candidatos antes e depois de sair de todos os banheiros dos locais de prova.

Se comparado com a estrutura do ano passado, o número é proporcionalmente maior. O Enem 2017 terá um detector de metal para cada 100 participantes. Já na edição passada, a relação era de 110 participantes por detector. A medida se junta aos detectores de ponto eletrônico e a prova personalizada, duas novas tecnologias que foram adicionadas ao planejamento de segurança do exame.

LEIA MAIS

Professor indica clássicos da literatura para você se preparar para o Enem

Dicas para o candidato se dar bem na interpretação de textos no Enem

Cinco episódios históricos que podem cair no Enem

O Inep fechou um acordo administrativo para locação de 35 mil detectores junto ao Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe). O consórcio aplicador de 2017, formado pela Fundação Cesgranrio, Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (Vunesp) e Fundação Getúlio Vargas (FGV) fornecerá 32 mil detectores. O instituto também desenvolve uma parceira com a Polícia Federal. Por meio de um trabalho de inteligência feito com cruzamento de dados e investigação, 13 participantes das edições de 2015 e 2016 tiveram seus resultados na prova anulados.

O Enem 2017 teve 6.731.203 inscrições confirmadas, 22% a menos que em 2016, quando foram 8.627.371 inscrições confirmadas e 78 mil detectores adotados.