NOTÍCIAS

Surdos ou deficientes auditivos vão ter orientações em Libras para o Enem

Allan Nascimento
Allan Nascimento
Publicado em 06/10/2017 às 20:16
enem campanha para surdos
enem campanha para surdos FOTO: enem campanha para surdos

O Exame Nacional do Ensino Médio de 2017 vai apresentar uma série de novos recursos para os candidatos surdos ou com deficiência auditiva. Além da videoprova traduzida em Língua Brasileira de Sinais (Libras), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) vai disponibilizar uma série de conteúdos voltados para deixar esse público mais informado.

Vídeos com orientações gerais sobre as provas e uma cartilha de redação em Libras já estão em produção. O Inep, inclusive, já disponibilizou no YouTube dois vídeos com explicações úteis para os candidatos. Além disso, as redes sociais do instituto começaram a veicular nesta sexta-feira (6) uma campanha nas redes sociais inteiramente produzida na Língua Brasileira de Sinais.

ACESSIBILIDADE

Nesta ano, além da videoprova, os participantes também tinham a opção de solicitar o auxílio de um intérprete de Libras. Aqueles que solicitaram qualquer um dos dois recursos serão acompanhados por profissionais com proficiência em tradução e interpretação de Libras. Quem solicitou a videoprova, terá direito a 120 minutos adicionados ao tempo de resposta padrão; quem solicitou intérprete, terá 60 minutos a mais que os inscritos na forma regulamentar.

LEIA MAIS

Professor indica clássicos da literatura para você se preparar para o Enem

Dicas para o candidato se dar bem na interpretação de textos no Enem

Cinco episódios históricos que podem cair no Enem

Na estreia do recurso, 1.897 participantes escolheram esta opção; outros 1.489 solicitaram um tradutor-intérprete; e mil escolheram o recurso de leitura labial. Aproximadamente 52 mil participantes solicitaram atendimento especializado para o exame. Desses, 4.957 são deficientes auditivos e 2.184 são surdos.

As questões e as opções de respostas da videoprova são apresentadas em Língua Brasileira de Sinais por meio de um vídeo. Esta opção de prova tem o mesmo número, ordem e valor de questões da prova regular - com exceção das questões de língua estrangeira, quando somente os trechos originalmente em português vão ser traduzidos em Libras.

Cada participante terá um notebook à disposição para responder a prova. Todas as orientações, enunciados das questões e as alternativas de respostas serão apresentadas em vídeos gravados em DVDs. O candidato poderá assistir aos vídeos na ordem que preferir.

VEJA UM DOS VÍDEOS DIVULGADOS NESTA SEXTA-FEIRA (6):