ENEM

Falta um mês para o Enem. Relembre as novidades deste ano

Allan Nascimento
Allan Nascimento
Publicado em 05/10/2017 às 17:41
Enem_Divulgação FOTO:

Falta exatamente um mês para o primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Este ano, avaliação será aplicada nos dias 5 e 12 de novembro em 1.724 municípios. Nessa reta final para a preparação, relembramos as novidades da edição da prova neste ano.

NOVOS DIAS

Desde 2009 o Enem era aplicado em dois dias seguidos: um sábado e um domingo. Neste ano, a prova passa a ser realizada em dois domingo consecutivos. A medida deverá beneficiar os sabatistas, adeptos de religiões que guardam o sábado. Até o ano passado, eles tinham que ficar isolados em uma sala das 13h (horário de início da prova) até o sol se pôr e faziam as provas de sábado à noite.

"As mudanças garantem mais tranquilidade para os estudantes, que terão mais espaço entre uma prova e outra e, ao mesmo tempo, resolve uma questão histórica dos sabatistas, que tinham a condição muito desumana de ficar confinados aguardando o pôr do sol para iniciar a aplicação da prova. Além de aspectos relativos à segurança: amplia-se a segurança da aplicação das duas provas tendo em vista esse espaço de dois domingos", explicou o ministro da Educação, Mendonça Filho, quando a medida foi anunciada.

IDENTIFICAÇÃO

Cada prova será identificada com o nome do candidato, tanto o caderno de questões quanto o caderno de respostas. "Com isso, tem instrumento a mais para identificar e eventualmente permitir a rastreabilidade, saber se, porventura, uma prova foi subtraída ou canalizada para uso indevido", destacou Mendonça Filho. No ano passado, operações da Polícia Federal foram realizadas no dia de aplicação do exame. As provas também teriam vazado para alguns candidatos.

ACESSIBILIDADE

Pela primeira vez o MEC aplicará videoprovas traduzidas para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017. Para esta edição, foram solicitadas 1.897 utilizações dessa opção de acessibilidade. O recurso foi o mais selecionado entre os participantes surdos ou com deficiência auditiva.

Na Videoprova Traduzida em Libras, as questões e as opções de respostas são apresentadas em Língua Brasileira de Sinais por meio de um vídeo. O recurso terá o mesmo número, ordem e valor de questões da prova regular, além da garantia de qualidade e normas de segurança máxima de todas as provas do Enem. Só não serão integralmente traduzidas para Libras as questões de Língua Estrangeira Moderna. Nessas questões, somente os trechos originalmente em português serão traduzidos para Libras. Durante o exame, cada participante receberá um notebook para fazer as provas.

SEGURANÇA

O ministro da Educação, Mendonça Filho, anunciou na última semana que serão usados detectores de aparelhos de ponto eletrônico de ouvido durante a aplicação do exame neste ano. Os sistemas antifraude serão usados de forma experimental em alguns locais de prova com equipamentos cedidos grupo Berkana. O sistema encontra os aparelhos de transmissão pelo sinal de rede móvel de banda larga, por radiofrequência de wi-fi e bluetooth.

Com informações de agências.