NOTÍCIAS

Inep explica como será a videoprova traduzida em Libras para o Enem

Allan Nascimento
Allan Nascimento
Publicado em 26/09/2017 às 14:45
Libras no Enem
Libras no Enem FOTO: Libras no Enem

Novidade no Exame Nacional do Ensino Médio, a videoprova traduzida em Língua Brasileira de Sinais (Libras) foi tema de um vídeo divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) nesta terça-feira (26). No YouTube do instituto, os candidatos surdos ou com deficiência auditiva poderão ter orientações sobre a aplicação da prova, a dinâmica do exame e quais os recursos que os inscritos poderão ter acesso durante a resolução das questões.

Nesta ano, além da videoprova, os participantes também tinham a opção de solicitar o auxílio de um intérprete de Libras. Aqueles que solicitaram qualquer um dos dois recursos serão acompanhados por profissionais com proficiência em tradução e interpretação de Libras. Quem solicitou a videoprova, terá direito a 120 minutos adicionados ao tempo de resposta padrão; quem solicitou intérprete, terá 60 minutos a mais que os inscritos na forma regulamentar.

LEIA MAIS

Professor indica clássicos da literatura para você se preparar para o Enem

Vestibular Solidário promove aulão pré-Enem

Como organizar um plano de estudos?

Você sabe utilizar a vírgula corretamente?

Na estreia do recurso, 1.897 participantes escolheram esta opção; outros 1.489 solicitaram um tradutor-intérprete; e mil escolheram o recurso de leitura labial. Aproximadamente 52 mil participantes solicitaram atendimento especializado para o exame. Desses, 4.957 são deficientes auditivos e 2.184 são surdos.

As questões e as opções de respostas da videoprova são apresentadas em Língua Brasileira de Sinais por meio de um vídeo. Esta opção de prova tem o mesmo número, ordem e valor de questões da prova regular - com exceção das questões de língua estrangeira, quando somente os trechos originalmente em português vão ser traduzidos em Libras.

Cada participante terá um notebook à disposição para responder a prova. Todas as orientações, enunciados das questões e as alternativas de respostas serão apresentadas em vídeos gravados em DVDs. O candidato poderá assistir aos vídeos na ordem que preferir.

Assista abaixo mais orientações: