NOTÍCIAS

Biógrafa de Lima Barreto lança obra no Recife

Allan Nascimento
Allan Nascimento
Publicado em 22/09/2017 às 16:02
Lima Barreto FOTO:

Autor de clássicos da literatura nacional como 'Triste Fim de Policarpo Quaresma' e 'Clara dos Anjos', Lima Barreto ganhou neste ano uma biografia escrita pela antropóloga Lilia Moritz Schwarcz. No próximo mês, a autora passa pelo Recife para lançar 'Lima Barreto: triste visionário', publicado pela editora Companhia das Letras.

LEIA MAIS

Para professora, adivinhar tema de redação do Enem ajuda pouco

Você sabe utilizar a vírgula corretamente?

Redação nota máxima: conheça o texto de Cecília Lima

O encontro acontece no auditório da Editora UFPE e, na ocasião, haverá um debate com a participação de outros convidados. A coordenadora do Instituto de Estudos da África (Ieaf) da Universidade Federal de Pernambuco, professora Eliane Veras Soares, e o professor Aristeu Portela Júnior, do Departamento de Educação da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e membro do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab) da UFRPE, participam da conversa.

O debate é uma forma interessante do estudante conhecer não apenas sobre a obra e a vida de um dos escritores brasileiros mais importantes, mas também de entrar em contato com uma série de pontos de vista sobre questões raciais e a formação de uma identidade brasileira.

A AUTORA

Lilia Moritz Schwarcz é professora do Departamento de Antropologia da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade de Princeton, nos Estados Unidos. Seu livro 'As barbas do imperador: D. Pedro II, um monarca nos trópicos' ganhou o prêmio Jabuti de Livro do Ano em 1999.

MAIS INFORMAÇÕES

Instituto de Estudos da África

[email protected]