NOTÍCIAS

5 filmes que podem te ajudar na prova de história

Allan Nascimento
Allan Nascimento
Publicado em 20/09/2017 às 15:40
Ele está de volta FOTO:

Em pouco mais de um século de existência, a sétima arte (ou seja, o cinema) foi capaz de materializar na tela grande aquilo que só tínhamos contato através dos livros escolares.

Diversos filmes, além de distrair, representam uma ótima maneira de aprender. Mas, para quem vai fazer vestibular, história pode ser considerada a disciplina que mais se beneficia dessa opção de entretenimento. Vários filmes são úteis para, mais que apresentar personagens históricos, retratar costumes de época, representar civilizações extintas, mostrar como as sociedades se organizavam politicamente no passado...

O professor André Rosa, do site Enem Action, vê os filmes como uma boa forma de reforço e incentivo ao aprendizado, mas o estudante precisa escolher bons filmes para que isso ocorra. "Se for inspirado, em sua boa parte, em fatos reais, vai fortalecer os conteúdos apresentados na sala de aula", explica.

Outra sugestão do educador é de que o aluno busque se informar sobre o episódio retratado antes de embarcar na história. "A leitura básica sobre o assunto é um bom início para que o acompanhamento do filme seja feito de uma maneira mais orientada. Muitos alunos chegam até a dizer que se tivessem lido sobre o assunto previamente, teriam curtido melhor a exibição."

LEIA MAIS

Para professora, adivinhar tema de redação do Enem ajuda pouco

Você sabe utilizar a vírgula corretamente?

Redação nota máxima: conheça o texto de Cecília Lima

Relato: a missão de voltar a estudar

Se você está se preparando para entrar na faculdade ou é um entusiasta da história e quer aprender um pouco mais, se liga nas nossas dicas cinematográficas que podem te dar uma mãozinha nos estudos.

A ONDA (2008)

O filme do diretor alemão Dennis Gansel busca reproduzir um experimento social - que de fato existiu - nomeado Terceira Onda. Na história, alunos de uma escola precisam optar entre estudar anarquia e autocracia. O professor desta última, para conseguir melhor explicar aos seus alunos, decide montar um governo fascista entre os estudantes e a ideia acaba se revelando uma péssima escolha.

ELE ESTÁ DE VOLTA (2016)

Nesta história, Hitler volta a uma Berlim contemporânea, mas com um lapso de memória que compreende os anos de 1945 e 2011. Ele encontra a sociedade alemã em outro estágio, sem estar dominada pelo nazismo e governado por uma mulher.

OLGA (2004)

O longa, baseado na biografia homônima escrita por Fernando Morais, conta a história real da militante comunista Olga Benário. A protagonista, de origem judia, foi entregue pelo governo Vargas à Alemanha nazista e teve sua filha com Luís Carlos Prestes no período em que esteve detida, foi enviada para um campo de concentração e morta na câmara de gás.

O QUE É ISSO, COMPANHEIRO? (1997)

O longa é uma adaptação para as telas das memórias do então jornalista Fernando Gabeira no período em que se envolveu na luta armada contra a ditadura militar instaurada no País em 1964. O filme mostra o planejamento e execução do sequestro do à época embaixador dos Estados Unidos no Brasil, que teve sua liberdade negociada em troca da soltura de presos políticos.

A LISTA DE SCHINDLER (1993)

Conta a história do comerciante Oskar Schindler que, apesar de ser membro do Partido Nazista, investiu sua fortuna para salvar mais de mil judeus dos campos de concentração.