FEDERAIS

UFPE ocupa o 11° lugar em ranking de melhores instituições do País

Allan Nascimento
Allan Nascimento
Publicado em 18/09/2017 às 15:12
A UFPE divulgou a lista dos aprovados no Sisu 2016.1. Foto: Arnaldo Carvalho/ JC Imagem
A UFPE divulgou a lista dos aprovados no Sisu 2016.1. Foto: Arnaldo Carvalho/ JC Imagem FOTO: A UFPE divulgou a lista dos aprovados no Sisu 2016.1. Foto: Arnaldo Carvalho/ JC Imagem

O Ranking Universitário Folha (RUF), promovido pelo jornal Folha de S.Paulo, divulgou nesta segunda-feira (18) os dados de sua mais recente análise. A pesquisa, que faz um rol das 195 universidades brasileiras e dos 40 cursos com mais ingressantes, colocou a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em 11° lugar - uma colocação acima da pesquisa passada, de 2016.

Das instituições pernambucanas, constam ainda no levantamento a Universidade de Pernambuco (UPE), na 65ª posição; a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), na 68ª; a Universidade Católica de Pernambuco, 96ª; e a Fundação Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), no 103° lugar.

LEIA MAIS

Para professora, adivinhar tema de redação do Enem ajuda pouco

Como organizar um plano de estudos?

UFRPE divulga edital para seleção de cursos à distância

UFPE promove discussão para candidatos ao Enem

Você sabe utilizar a vírgula corretamente?

Dados como pesquisa, internacionalização, inovação, ensino e mercado constituem os critérios de avaliação do RUF. O ranking das instituições leva em consideração apenas as entidades brasileiras que são credenciadas como universidade.

Faculdades, centros universitários, autarquias, entre outras instituições, não entram nesta avaliação, mas seus cursos podem constar no outro ranking, o das graduações. Este último, utiliza os dados do Censo da Educação Superior para apontar os 40 cursos com mais ingressantes e utilizá-los como ponto de partida para a avaliação.

No Estado, destaque para o curso de computação da UFPE, considerado o 5° melhor do País. Engenharia civil, na mesma instituição, ficou em 7° lugar, seguido pela Unicap e pela UPE, que ocuparam a 39ª e 40ª colocações, respectivamente.

Já o curso de direito da UFPE foi considerado o 8º melhor do País e o da Unicap, o 46°, numa lista que ranquea cerca de mil cursos. Além disso, Pernambuco também obteve destaque para os cursos de medicina da UFPE e da UPE, que ocuparam, respectivamente, a 13ª e a 35 ª colocações.

UFPE

Este mês, o Ranking Universitário Folha é o segundo estudo a posicionar a UFPE no pódio das melhores instituições. No início do mês, o ranking internacional publicado na revista britânica "Times Higher Education" colocou a universidade entre as mil melhores de todo o mundo e a 14ª do País.