ATUALIDADES

Atualidades: confira os fatos desta semana

Allan Nascimento
Allan Nascimento
Publicado em 16/09/2017 às 10:01
Furacão Irma na Flórida/AFP
Furacão Irma na Flórida/AFP FOTO: Furacão Irma na Flórida/AFP

Ficar ligado no que acontece no Brasil e no mundo também é uma forma de se preparar para o Enem e demais provas. Os exames cobram que os candidatos tenham uma visão ampla sobre o que ocorre na sociedade. Temas que geram discussão, além de fatos que antecipam ou apontam mudanças em curso nas relações entre os indivíduos e o mundo podem constar nos enunciados. Para te ajudar, daqui até o Enem o Vestibular NE10 trará semanalmente uma relação com assuntos de destaque da semana para você não deixar passar nada.

TENSÃO INTERNACIONAL

ONU condena novo teste balístico da Coreia do Norte. Antônio Guterres, secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU),  qualificou como "manifestação violenta" das resoluções do Conselho de Segurança o novo teste balístico feito pela Coreia do Norte.

Saiba mais aqui.

CRISE ECONÔMICA

Jovens são os mais afetados pela crise econômica, diz Ipea. De abril a junho deste ano, apenas 25% dos desempregados com idade entre 18 e 24 anos foram recolocados no mercado.

Saiba mais aqui.

COMÉRCIO

Yiwu é a cidade que abastece o mundo com os produtos 'made in China'. É desse município chinês que saem muitos dos produtos feitos na China que abastecem as lojas de comércio popular de todo o mundo.

Saiba mais aqui.

POLÍTICA NACIONAL

Relatório da PF acende sinal amarelo em Brasília. Planalto teme que ex-ministro Geddel Vieira Lima acabe fazendo uma delação premiada e envolvendo Temer na prática de crimes.

Saiba mais aqui.

CAMPANHA ELEITORAL

STF já vetou proibição de divulgação de pesquisas e o Congresso quer evitar que pesquisas sejam divulgadas na semana que antecede a eleição. Supremo pode julgar projeto como inconstitucional.

Saiba mais aqui.

POLÊMICA CULTURAL

Santander Cultural cede à pressão e cancela mostra sobre sexualidade: Grupos como o MBL pediram e a instituição acabou com a mostra Queermuseu.

Saiba mais aqui.

ÍCONE NACIONAL

Lima Barreto é um autor que sempre precisa ser redescoberto e celebrado. O escritor carioca vai ser homenageado pela Bienal do Livro de Pernambuco e teve nova biografia lançada este ano.

Saiba mais aqui.

SAÚDE PÚBLICA

Uma de cada cinco mortes no mundo é associada à má alimentação. Estudo informa que câncer mata mais que há 10 anos e a expectativa de vida aumentou.

Saiba mais aqui.

EXTREMISMO

Estado Islâmico mantém sólido apoio na internet, apesar das derrotas militares: O grupo conserva uma "sólida base de claros apoios" na internet, apesar das derrotas militares na Síria e no Iraque, informou a Europol.

Saiba mais aqui.

FENÔMENO

Irma continua provocando mortes na Flórida. Foi relatado o falecimento de oito idosos por problemas ligados ao corte no fornecimento de energia

Saiba mais aqui.

MEIO AMBIENTE

Nova York revela plano para reduzir emissões de CO2. O plano faria com que os donos de cerca de 14.500 edifícios que cobrem uma superfície de 2.300 metros quadrados modernizassem suas caldeiras

Saiba mais aqui.

LEIA MAIS

Para professora, adivinhar tema de redação do Enem ajuda pouco

Como organizar um plano de estudos?

UFRPE divulga edital para seleção de cursos à distância

UFPE promove discussão para candidatos ao Enem

Você sabe utilizar a vírgula corretamente?