De acordo com Carla Carmelita, professora de português e redação do Colégio GGE, no Recife, descobrir o que o Enem vai cobrar na redação - um sonho para muitos estudantes - pode ter poucos benefícios para os candidatos. "O que muitos alunos não compreendem é que saber o tema antecipadamente pode levar professores a prepararem todos da mesma maneira", justifica.
Para a educadora, isso é fatal para a redação. "A dissertação é feita para avaliar a capacidade de construir um texto próprio e de ter uma reflexão personalizada, isto é, com indício de autoria", explica. "O interessante é ter um amplo repertório sociocultural para poder dissertar sobre qualquer tema".
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Carla sugere que ampliar seus conhecimentos por meio de eixos temáticos é um bom caminho para conseguir êxito na argumentação. Ela trabalha a prática da escrita com seus alunos através de três eixos: assuntos que tratam de indivíduo e reflexão; temas que abordem a relação do indivíduo com a sociedade; e, por fim, a relação entre homem e meio ambiente.
Abaixo, a professora sugere assuntos que se encaixam nestas três categorias:
Temas que tratam do indivíduo e questões reflexivas: realização profissional, felicidade, amor, paixão, depressão, estresse, o aumento dos casos de suicídio no Brasil;
Temas que tratam da relação do indivíduo com a sociedade: política, solidariedade, relações de poder, cotas, preconceito racial, intolerância, respeito, mobilidade urbana, crise econômica, refugiados, a influência dos Youtubers, educação inclusiva, discurso de ódio nas redes sociais, justiça com as próprias mãos, educação de qualidade no Brasil e banalização da violência;
Temas que abordam a relação do indivíduo com meio ambiente: poluição ambiental, utilização de recursos não-renováveis, preservação do meio ambiente, reciclagem, a questão do lixo no Brasil, desmatamento da floresta Amazônica, desenvolvimento sustentável, crise hídrica e escassez da água.