DICAS

Em livro, físico explica conceitos científicos de forma "fácil"

Allan Nascimento
Allan Nascimento
Publicado em 02/09/2017 às 11:38
Livro 'Explica Tudo' apresenta conceitos da ciência de forma fácil
Livro 'Explica Tudo' apresenta conceitos da ciência de forma fácil FOTO: Livro 'Explica Tudo' apresenta conceitos da ciência de forma fácil

A pele do mundo é feita de pedras grandes e lisas que andam. As pedras embaixo da terra geralmente são grossas, lentas e duram muito tempo. As que ficam embaixo da água são finas, pesadas e andam rápido. (Rápido para uma pedra, no caso. Elas andam na velocidade que as coisas nas pontas dos seus dedos crescem.) Quando uma pedra do mar bate em uma pedra da terra, a pedra do mar geralmente é forçada para baixo e para dentro da terra. Os lugares em que isso acontece geralmente têm mares fundos perto da terra, linhas de montanhas, chão que sacode e ondas grandes.

Pode parecer estranho, mas o trechinho acima é uma explicação sobre o comportamento das placas tectônicas. Soa infantil? Soa, mas faz parte de uma proposta muito mais curiosa que uma rápida leitura poderia indicar.

Extraído do livro ‘Explica Tudo - Coisas Difíceis Em Palavras Fáceis’ (editora Companhia das Letras), o texto é de autoria de Randall Munroe, um americano de 33 anos que estudou física e foi trabalhar na NASA construindo robôs. Uma trajetória profissional até então interessante para qualquer pessoa da área, mas que foi abandonada em 2006 por Munroe. Hoje, ele é mundialmente famoso pela webcomic XKCD, uma página bastante acessada (mesmo sem ter perfil nas redes sociais) nos Estados Unidos.

Para escrever ‘Explica Tudo’, Munroe se propôs um desafio interessante: "traduzir" conceitos que aparentemente são de difícil entendimento utilizando as cem palavras mais usadas pelos falantes de inglês nos EUA - o que se tornou uma grande missão para o tradutor do livro, Érico Assis, que precisou ajustar a proposta ao português (e fez isso muito bem!).

Bomba nuclear, mapas climáticos, Grande Colisor de Hádrons, espectro eletromagnético e citologia estão no rol de assuntos que ganharam esclarecimentos na obra.

A tabela periódica também teve seu espaço:

“As pessoas achavam que tudo em nossa volta era feito de quatro tipos de coisas: terra, ar, fogo e água. Era quase isso - mas ao invés de quatro tipos de pecinhas, está mais para doze dezenas de pecinhas. Todas as coisas que podemos tocar (mas não coisas como a luz) são feitas dessas pecinhas. Até agora encontramos dez dúzias, mas deve ter mais. Esta tabela junta as pecinhas em ordem de peso e junta grupos de pecinhas que têm alguma coisa em comum em cima ou embaixo da outra”, explica o autor antes de detalhar as características de cada um dos elementos e a forma como eles estão dispostos na tabela.

PROPOSTA

Na abertura do livro, Munroe conta que muitas vezes utilizou palavras difíceis para demonstrar seus conhecimentos, uma atitude que, na visão dele, era uma preocupação para não parecer ‘burro’.

“Tem quem diga que nem existe motivo para aprender palavras difíceis - o que é importante é saber o que a coisa faz, não qual é o nome da coisa. Não acho que isso seja sempre verdade. Para aprender o que as coisas fazem, você precisa de ajuda de outros e, se quiser entender os outros, você tem que entender o que eles querem dizer com as palavras que usam. E também precisa saber os nomes das coisas para fazer perguntas sobre essas coisas”, conta ele no livro. “Tem muito livro que explica o nome das coisas. Este livro explica o que as coisas fazem”.

Para quem quer aprender mais sobre ciências, é uma forma lúdica de compreender uma série de conceitos. Se você já é amante da área, vai se divertir com as saídas que Munroe encontrou para não fugir à regra de usar as palavras mais faladas. É estudo e entretenimento casados, fora que é um livro que atrai pelo visual. Por ser quadrinista, ele transpôs para ‘Explica Tudo’ a estética HQ, desfazendo qualquer perspectiva de encarar a obra como algo didático.

LEIA MAIS

UPE: Física de Materiais vai formar profissional múltiplo

Pedagogia foi o curso com o maior número de concluintes em 2016

Feras, o Vestibular NE10 está de volta!