NOTÍCIAS

MEC prorroga inscrições do Sisu até domingo

Felipe Cabral
Felipe Cabral
Publicado em 26/01/2017 às 18:22
Foto: Divulgação.
Foto: Divulgação. FOTO: Foto: Divulgação.

Em comunicado divulgado agora há pouco, o Ministério da Educação (MEC) informou que o prazo de inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) será prorrogado em 48h por conta da dificuldade que muitos candidatos vêm enfrentando desde essa terça-feira (24) para fazer cadastro no sistema. Agora, os estudantes têm até o próximo domingo (29) para concluir as inscrições no site do Sisu.

Ainda no comunicado, a pasta informa que as "inconsistências encontradas no sistema, que dificultavam o acesso de candidatos das primeira e segunda aplicações, foram sanadas" e que o Sisu recebeu, até às 18h desta quinta-feira (horário de Brasília), 2.090.451 inscritos e 4.033.178 inscrições (considerando as duas opções de curso que podem ser escolhidas).

Segundo o MEC, a divulgação do resultado será mantida na próxima segunda-feira (30). Os calendários do ProUni e do Fies também estão mantidos.

Recomendação

Nesta quinta-feira (26) o Ministério Público Federal no Espírito Santo (MPF/ES) já havia recomendado ao MEC que prorrogasse o prazo de inscrições por igual período ao tempo em que o site esteve indisponível.

A procuradora regional dos Direitos do Cidadão, Elisandra de Olímpio, deu prazo de 24 horas para que o MEC envie informações quanto ao atendimento da recomendação. Para ela, a medida visa evitar prejuízos aos candidatos que não conseguiram acessar o site quando as inscrições começaram.

"Considerando que o Sisu, na atualidade, é utilizado como critério de seleção para diversas instituições de ensino superior, em especial as universidades federais, sendo, inclusive, utilizado como critério substitutivo ao vestibular, e que o MEC, quando consultado, disse que está adotando medidas para solucionar o problema de acesso ao sistema, mas sem notícias sobre a prorrogação do prazo, entendemos por bem enviar a recomendação para que ninguém saia prejudicado", disse a procuradora.

Com informações do Estadão Conteúdo.