24/jan
digitando-sisu

Sisu: inscrições estão abertas e podem ser feitas até esta sexta

24 / jan
Publicado por Felipe Cabral em às 8:43

Desde às 23h dessa segunda-feira (23) – no horário local – as inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação (MEC) estão abertas. Até esta sexta-feira (27), os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016 poderão fazer o cadastro e concorrer a 238.397 vagas em 131 instituições públicas, entre universidades federais e estaduais, institutos federais e instituições estaduais.

Em Pernambuco, são 13.955 vagas, segundo as seis instituições que integram o sistema – Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Universidade de Pernambuco (UPE), Universidade Federal do Vale do São Fransciso (Univasf), Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) e Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE).

O Sisu seleciona os estudantes com base na nota do Enem. Cabe a cada instituição definir o cálculo que utilizará para a seleção dos novos alunos. Para participar do processo, o estudante não pode ter tirado nota zero na redação do exame. Ao todo, mais de 6,1 milhões fizeram o Enem no ano passado.

O resultado será divulgado no dia 30. O período de matrícula será de 3 a 7 de fevereiro. Os candidatos que não forem selecionados na chamada regular poderão participar da lista de espera, entre 30 de janeiro e 10 de fevereiro. Esses candidatos serão convocados a partir do dia 16 de fevereiro, caso haja vagas remanescentes.

Nota de corte

Após a abertura das inscrições, são divulgadas uma vez por dia ao notas de corte de cada um dos cursos, tanto pelo sistema universal quanto pelo sistema de cotas.

O candidato também pode consultar, em seu boletim, a classificação parcial na opção de curso escolhido. Ao final do período de inscrição, é divulgada a lista de selecionados. No boletim de acompanhamento, o candidato pode consultar sua classificação e o resultado final. Ao longo do período de inscrição, o candidato pode mudar as opções de curso.

O MEC ressalta que tanto a classificação parcial quanto a nota de corte são calculadas a partir das notas dos candidatos inscritos na mesma opção. Portanto, são apenas uma referência, não sendo garantia de seleção para a vaga ofertada.

Distribuição das vagas em Pernambuco

UFPE
6.952 vagas em 96 cursos
3.470 vagas serão para ampla concorrência
3.482 vagas para cotistas

UFRPE
3.560 vagas em 44 cursos
1.980 vagas são no Recife e 300 no Cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife
720 vagas em Serra Talhada e 560 em Garanhuns

UPE
1.730 vagas em 64 cursos
1.384 vagas são para ampla concorrência
346 vagas para cotistas

Univasf*
720 vagas em 11 cursos ofertados em Petrolina
* há mais 810 vagas em cursos ministrados na Bahia e no Piauí

IFPE
384 vagas em nove cursos
264 são no Recife
40 em Barreiros
80 em Pesqueira

IF do Sertão Pernambucano (IF-Sertão)
609 vagas em 20 cursos
282 vagas ofertadas para ampla concorrência
307 vagas ofertadas para cotistas

Com informações da Agência Brasil.


FECHAR