ENEM

Saiba quais foram as maiores e menores notas do Enem 2016

Felipe Cabral
Felipe Cabral
Publicado em 18/01/2017 às 14:39
prova do enem FOTO:

Durante a coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira (18) no Ministério da Educação (MEC), além da liberação do acesso aos resultados individuais, foram divulgadas também as notas máximas e mínimas dos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2016. Também foram divulgadas as maiores e menores notas por área de conhecimento.

A maior nota do exame foi registrada na área de matemática e suas tecnologias (991,5), e a mais baixa, em linguagens códigos e suas tecnologias (287,5).

Na área de ciências humanas e suas tecnologias, a maior nota foi 859,1, e a menor, 317,4. Em ciências da natureza e suas tecnologias, a nota mais alta foi 871,3 e a mais baixa, 316,5.

A nota mais alta de linguagens, códigos e suas tecnologias foi 846,4, e a mais baixa em matemática e suas tecnologias foi 309,7.

Considerada a média total, os participantes obtiveram as maiores médias em ciências humanas e suas tecnologias (533,5), em linguagens e códigos e suas tecnologias (520,5), matemática e suas tecnologias (489,5) e ciências da natureza e suas tecnologias (477,1).

Teoria da Resposta ao Item

A correção do Enem é feita com base na metodologia da Teoria de Resposta ao Item (TRI), que não estabelece previamente um valor fixo para cada item. O valor de cada questão varia conforme o percentual de acertos e erros dos estudantes naquele item. Assim, um item que teve grande número de acertos será considerado fácil e, por essa razão, valerá menos pontos. O estudante que acertar uma questão com alto índice de erros, por exemplo, ganhará mais pontos por aquele item.

Com informações da Agência Brasil.