NOTÍCIAS

Aprovados no vestibular do IFPE devem ficar atentos às matrículas obrigatórias

Felipe Cabral
Felipe Cabral
Publicado em 28/12/2016 às 17:30
Foto: Ascom/IFPE.
Foto: Ascom/IFPE. FOTO: Foto: Ascom/IFPE.

O termo "obrigatórias" aí não é posto à toa: quem foi aprovado no vestibular 2017.1 do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) mas perder as matrículas que se iniciam já na primeira semana de janeiro, será desclassificado do processo seletivo. Os feras, então, devem ficar atentos ao cronograma específico de cada curso e reunir com antecedência os documentos necessários para realizar o processo ;)

Para fazer as matrículas, os estudantes devem se dirigir ao campus do curso para o qual se candidatou tendo em mãos a documentação exigida no edital de matrícula, disponível para consulta no site da comissão de vestibular (Cvest) do IFPE. As 4.746 vagas ofertadas neste vestibular são distribuídas em 16 campi e sete polos de educação à distância (EAD) da instituição no Estado.

Confira abaixo as datas, horários e locais de realização das matrículas obrigatórias para os cursos superiores e técnicos nas modalidades "integrado", "subsequente" e Proeja (Programa de Educação para Jovens e Adultos).

Superiores

Técnicos

Documentação

No ato de matrícula, os feras devem apresentar toda a documentação exigida no edital: carteira de identidade; foto 3x4 recente; original e cópia da certidão de nascimento ou casamento. Quem tiver acima de 18 anos deve apresentar também o título de eleitor e o documento comprobatório de regularidade com o Serviço Militar (no caso do sexo masculino).

Os futuros estudantes dos cursos superiores e técnicos subsequentes devem entregar também o certificado original de conclusão do ensino médio e o histórico escolar (Ficha 19). Na ausência de tais documentos, a declaração de conclusão será aceita provisoriamente por um período de 30 dias. A mesma relação de documentos também vale para os aprovados nos cursos técnicos nas modablidades Proeja e integrado. A diferença é que estes devem apresentar a documentação relativa ao Ensino Fundamental (Ficha 18).

Já os candidatos que optaram pelo sistema de cotas precisam redobrar a atenção com a documentação. Na matrícula, será necessário atestar que cursou integralmente o ensino médio (no caso dos cursos superiores e técnicos subsequentes) ou fundamental (no caso dos cursos técnicos integrado e Proeja) em escola pública.

Para quem optou pela cota social, será exigida ainda a comprovação de um rendimento familiar per capta de até um salário mínimo e meio. A lista completa de documentos exigidos pode ser consultada no Manual do Candidato, disponível no site da Cvest.

Com informações da assessoria de imprensa do IFPE