ENEM

UFRPE abre 80 vagas para inédito curso de ciências do consumo em 2017

Felipe Cabral
Felipe Cabral
Publicado em 20/12/2016 às 15:13
Aqueles que não foram selecionados na primeira opção de curso poderão participar da lista de espera
Aqueles que não foram selecionados na primeira opção de curso poderão participar da lista de espera FOTO: Aqueles que não foram selecionados na primeira opção de curso poderão participar da lista de espera

Quem participou do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano visando o ingresso na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), passa a contar, a partir de 2017, com uma nova opção de curso superior, o bacharelado em ciências do consumo. A universidade será a primeira no País a oferecer a graduação, segundo o Ministério da Educação (MEC). São 80 vagas - 40 em cada entrada, de manhã e de tarde - que serão abertas já em janeiro através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Em publicação no site oficial do MEC, a pró-reitora de ensino de graduação da UFRPE, professora Socorro Lima, afirmou que o curso, com formação baseada no estudo das relações de consumo no mundo contemporâneo, "será associado às ciências sociais aplicadas".

Com duração de quatro anos, o curso proporciona uma formação que pode seguir três eixos de conhecimento, segundo a afinidade do estudante: desenvolvimento humano; alimentos, nutrição e saúde; e arte, habitação e vestuário. Ao fim da graduação, o estudante obtém o diploma de consumólogo ou cientista do consumo.

As aulas da nova graduação serão ministradas no campus-sede da UFRPE, no bairro de Dois Irmãos, Zona Oeste do Recife, e tem estrutura ligada ao Departamento de Ciências Domésticas da instituição.

O profissional poderá trabalhar em instituições públicas e privadas, como empresas da cadeia têxtil e de confecções, de hospedagens, de projetos de espaços construídos e ambientes, de seguro de saúde; equipamentos de assistência social; hospitais, clínicas e unidades de saúde; instituições de educação infantil, de ensino, pesquisa, inteligência mercadológica, de longa permanência para idosos; lavanderias; organizações de políticas públicas, extensão rural, capacitação profissional, controle sanitário e ambiental, controle social, ONGs, prestadoras de serviços de higiene e limpeza, unidades de produção de refeições, cooperativas, fundações e órgãos e associações de direito e defesa do consumidor.

De acordo com a UFRPE, a proposta da graduação foi apresentada pela instituição ao Ministério da Educação (MEC) em 2012, quando iniciaram-se os trâmites para a inserção no quadro de vagas da universidade. "Embora exista no exterior, o curso é inédito no Brasil, diferenciando-se da proposta da Escola Superior de Propaganda e Marketing, em São Paulo, que possui graduação em Ciências Sociais e do Consumo ligada à comunicação", diz nota enviada à imprensa pela instituição.

Também na publicação no site do MEC, a professora de economia doméstica Michelle Maciel, que será a coordenadora da graduação, explica que já está havendo bastante procura por informações. “É uma temática necessária porque traz uma reflexão crítica relacionada à sustentabilidade, a qualidade de vida das pessoas, as relações éticas e a um compromisso social”, observa.

Em 2017, a UFRPE ofertará – na Sede-Campus Dois Irmãos e nas Unidades Acadêmicas do Cabo de Santo Agostinho (UACSA), de Garanhuns (UAG) e de Serra Talhada (UAST) – 3.560 vagas para os cursos de graduação, sendo 560 vagas na UAG; 720 vagas na UAST; 1980 na Unidade de Sede Dois Irmãos/Recife e 300 vagas na UACSA.