NOTÍCIAS

Aplicação para privados de liberdade encerra calendário do Enem em 2016

Felipe Cabral
Felipe Cabral
Publicado em 15/12/2016 às 17:05
Alexandre Gondim_JC Imagem FOTO:

O Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL), realizado na terça-feira (13) e na quarta-feira (14), fecha o calendário de aplicações neste ano. Do total de inscritos (54.358), o exame foi aplicado para 53.999 pessoas, sendo cancelado para 359 participantes por medidas de segurança em algumas unidades prisionais do País, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixera (Inep). Os gabaritos dos cadernos de provas serão divulgados na próxima segunda-feira (19).

Na terça-feira, as provas de ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias foram canceladas em seis unidades prisionais por causa de rebeliões ou ameaça à segurança. Foram afetados 116 inscritos das cidades de Santa Fé do Araguaia, Gurupi e Paraíso do Tocantins, no estado de Tocantins; Nossa Senhora do Socorro, no Sergipe, onde duas unidades tinham ameaça de fuga; e Venâncio Aires, no Rio Grande do Sul.

Na quarta-feira, as provas foram de redação, matemática e linguagens. Porém, no presídio Inspetor José Martinho Drumond, em Ribeirão das Neves (MG), 243 inscritos não puderam participar em decorrência de um princípio de rebelião que ameaçou a segurança do exame.

LEIA MAIS

>>Em PE, mais de mil candidatos fazem o Enem para privados de liberdade nesta terça e quarta

>>Presídio de Igarassu é a unidade com mais inscritos no Enem para privados de liberdade

>> Reeducanda busca nova oportunidade através do Enem

Pernambuco

No Estado, foram 956 inscritos no âmbito do sistema penitenciário do Estado. Segundo informações da Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres-PE), o Presídio de Igarassu, no Grande Recife, foi a unidade com maior número de inscritos (171) seguido do Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico (HCTP), em Itamaracá (122). Em terceiro lugar, está o Presídio Rorinildo da Rocha Leão (PRRL), em Palmares, com 81 inscritos.

Também foram inscritos no Enem PPL 79 socioeducandos da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) do Estado. As três unidades com mais inscritos são unidade do Cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife (36), a unidade Caruaru, no Agreste (14) e a unidade Petrolina (8).

Certificados

Cerca de 78% dos inscritos visam a certificação no ensino médio. Conforme apontado em publicação do Inep, segundo Maria Inês Fini, presidente do órgão, a escolaridade básica é privilegiada na progressão de pena. As inscrições do Enem PPL 2016 representaram um aumento de 42,7% em relação à edição anterior.

Apesar de o Inep ser o responsável pelo Enem PPL, a emissão dos certificados é feita por instituições certificadoras a partir do envio dos resultados individuais. A instituição certificadora é escolhida pelo próprio participante, que autoriza o envio de suas notas para esse fim. Toda a comunicação do Inep com esses participantes é feita via coordenador pedagógico. O resultado do Enem PPL sai em 19 de janeiro, junto com os resultados dos participantes do Enem.

Confira os indicadores consolidados da aplicação do Enem PPL divulgados no site do Inep.

Com informações do Inep.

*Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem.