ENEM

Em PE, mais de mil candidatos fazem o Enem para privados de liberdade nesta terça e quarta

Felipe Cabral
Felipe Cabral
Publicado em 12/12/2016 às 17:16
Alexandre Gondim_JC Imagem FOTO:

Em Pernambuco, um total de 1.017 pessoas devem fazer as provas do Exame Nacional do Ensino Médio para pessoas privadas de liberdade (Enem PPL), nesta terça-feira (13) e na quarta-feira (14), segundo levantamento do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), organizador do exame. Os testes serão aplicados em 26 unidades prisionais e socioeducativas distribuídas em 15 municípios do Estado.

A aplicação do Enem PPL 2016 terá início às 12h30min (horário local). No primeiro dia, os participantes serão encaminhados aos locais de aplicação das provas (na própria unidade em que foram inscritos) às 11h15 para que possam responder ao questionário socioeconômico com antecedência. No segundo dia, os participantes irão para os locais de aplicação às 12h15, segundo informações do Inep.

No País, são 54.358 inscritos entre pessoas privadas de liberdade e jovens sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade; desses, 78% (42.490) tentarão a certificação do ensino médio por meio do exame. Os órgãos e instituições participantes do Enem PPL firmaram termo de compromisso com o instituto, já que a aplicação das provas ocorre dentro das unidades.

Provas

Assim como no exame regular, o Enem PPL é composto de uma redação e quatro provas que totalizam 180 questões de múltipla escolha. No primeiro dia, os candidatos terão 4h e 30 minutos para responder as provas de ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias. No segundo dia, com duração de 5h30 minutos, serão aplicadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias e redação. Segundo o Inep, organizador do exame, o Enem PPL tem o mesmo nível de dificuldade do exame regular.

Números do País por região

De acordo com o Inep, a maioria de inscritos são da região sudeste (58%), seguida pelo sul (17%) e nordeste (12%). O centro-oeste ocupa a quarta posição em número de inscritos com 7% e o norte a última, com 6%.