ENEM

Do total de inscritos, 78% buscam certificação do ensino médio no Enem para privados de liberdade

Felipe Cabral
Felipe Cabral
Publicado em 12/12/2016 às 18:08
Redação FOTO:

Do total de 54.358 inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL), 78% (42.490) visam a certificação do ensino médio, segundo levantamento do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O Enem PPL será aplicado nesta terça-feira (13) e na quarta-feira (14) em 1.271 locais de prova distribuídos em 674 municípios do País. Em Pernambuco, um total de 1.017 pessoas devem fazer o exame em 26 unidades prisionais e socioeducativas distribuídas em 15 municípios do Estado, segundo o instituto.

Ainda de acordo com o Inep, na divisão por regiões a maioria de inscritos são do sudeste (58%), seguida pelo sul (17%) e nordeste (12%). O centro-oeste ocupa a quarta posição em número de inscritos, com 7%, e o norte a última, com 6%.

O levantamento do instituto ainda mostra que a maioria do participantes está na faixa etária entre 21 e 30 anos (47%), é do gênero masculino (89%) e não concluiu nem está cursando o ensino médio (57%).

A aplicação do Enem PPL 2016 terá início às 13h30min do horário de Brasília. No primeiro dia, os participantes serão encaminhados aos locais de aplicação das provas (na própria unidade em que foram inscritos) às 12h15 para que possam responder ao questionário socioeconômico com antecedência. No segundo dia, os participantes irão para os locais de aplicação às 13h15, segundo informações do instituto.

Provas

Assim como no exame regular, o Enem PPL é composto de uma redação e quatro provas que totalizam 180 questões de múltipla escolha. No primeiro dia, os candidatos terão 4h e 30 minutos para responder as provas de ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias. No segundo dia, com duração de 5h30 minutos, serão aplicadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias e redação. Segundo o Inep, organizador do exame, o Enem PPL tem o mesmo nível de dificuldade do exame regular.

Vão participar do exame os órgãos e as instituições cujas unidades prisionais e socioeducativas firmaram termo de compromisso com o Inep, já que a aplicação do Enem PPL ocorre dentro das unidades. Do ponto de vista das questões, as provas são equivalentes para garantir a isonomia do exame.

Confira a íntegra dos indicadores consolidados do Inep.