ENEM

Inep libera gabarito da segunda aplicação do Enem 2016

Felipe Cabral
Felipe Cabral
Publicado em 07/12/2016 às 10:51
Foto: Reprodução/Inep.
Foto: Reprodução/Inep. FOTO: Foto: Reprodução/Inep.

Os mais de 277 mil estudantes que participaram da segunda aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já podem conferir o gabarito oficial das provas que foram aplicadas nos últimos sábado (3) e domingo (4). Tanto a relação de alternativas como os cadernos de questões acabaram de ser liberados, nesta quarta-feira (7), na "página do participante" do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e no aplicativo "Enem 2016", do Ministério da Educação (MEC).

Na prova de ciências da natureza e suas tecnologias, a questão sobre efeito estufa, que tem número diferente dependendo da cor do caderno de questões - branco (questão 58), caderno amarelo (52), caderno azul (60), caderno rosa (88) – foi anulada. De acordo com o Inep, as escalas utilizadas nos gráficos que ilustram o item poderiam, "a partir de um cálculo mais sofisticado, ter permitido uma segunda interpretação por alguns participantes".

Ainda segundo o Inep, como o exame é baseada na Teoria de Resposta ao Item (TRI), a anulação não tem impacto no resultado final.

"Na prova ledor, aplicada para deficientes visuais, as questões com imagens são adaptadas, e não há possibilidade de uma segunda interpretação, por esta razão não foi anulada" disse o instituto em publicação no site oficial.

Vale salientar que, mesmo com o gabarito em mãos, o fera ainda não poderá saber a nota que tirou porque o sistema de correção do exame - que usa a metodologia do TRI - estabelece o valor para cada questão conforme o percentual de acertos e erros dos estudantes naquele item. Dessa forma, o candidato só saberá a sua nota nas provas objetivas após a divulgação do resultado final.

Os resultados individuais serão divulgados apenas no dia 19 de janeiro, quando todos os participantes das duas aplicações do Enem 2016 saberão exatamente quanto tiraram em cada uma das provas do Enem.

Segunda aplicação

O Enem foi aplicado no início de novembro para 5,8 milhões de candidatos. Um grupo, no entanto, de 277.624 estudantes, teve o exame adiado. Conforme o Inep, dos inscritos para a segunda aplicação, 273.521 (98,52%) não puderam participar do Enem regular por causa das ocupações em escolas, universidades e institutos federais, enquanto 4.103 candidatos (1,47%) foram afetados por contingências como a interrupção do fornecimento de energia elétrica.

As notas da prova podem ser usadas para pleitear vagas no ensino superior público pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para pedir bolsas no ensino superior privado pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e para participar do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Além disso, os candidatos com mais de 18 anos podem usar o Enem para receber a certificação do ensino médio.

Com informações da Agência Brasil e do Inep.