NOTÍCIAS

Confira o gabarito definitivo do vestibular 2017.1 do IFPE

Felipe Cabral
Felipe Cabral
Publicado em 06/12/2016 às 16:16
Foto: Ascom/IFPE.
Foto: Ascom/IFPE. FOTO: Foto: Ascom/IFPE.

Quem fez as provas do vestibular 2017.1 do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) já pode conferir os gabaritos definitivos no site da comissão de vestibulares (Cvest) da instituição. A relação de alternativas foi publicada nessa segunda-feira (5). Foram anuladas duas questões do exame para cursos superiores: a questão "6", de língua portuguesa, e a questão "20" de matemática. A pontuação referente a essas questões será distribuída entre as remanescentes válidas, conforme indicado no manual do candidato.

Após às provas do vestibular, nenhum fera contestou formalmente as questões. Mas diante de algumas reclamações de estudantes reportadas por chefes de prédios de aplicação, a Cvest decidiu revisar os itens criticados antes de liberar o gabarito definitivo. A divulgação do resultado final é prevista para o dia 19 de dezembro.

Os candidatos às vagas dos cursos técnicos foram submetidos a uma prova objetiva, com 30 questões. Já quem concorre aos cursos superiores precisou fazer uma prova de múltipla escolha com 50 questões, além de uma redação que teve como tema “Cultura do estupro: existem caminhos possíveis para a superação dessa realidade?”

Proeja

No site da Cvest está disponível, também, o gabarito definitivo das provas para cursos técnicos na modalidade Proeja (Programa de Educação para Jovens e Adultos), realizadas no campus Barreiros (106 inscritos) e no campus Vitória de Santo Antão (144), no último dia 27.

No Recife, 322 candidatos do Proeja tiveram as provas adiadas para o dia 18 de dezembro devido a ocupação estudantil contra a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 55 ocorrida na Escola Governador Barbosa Lima, no Centro do Recife, onde o exame seria aplicado. Os estudantes foram transferidos para o campus Recife do IFPE, na Cidade Universitária, Zona Oeste da cidade. Eles concorrem a 144 vagas na modalidade e deverão imprimir novamente o cartão de inscrição que estará disponível a partir do dia 12 de dezembro no site da Cvest.

Vagas e concorrência

Nesta edição do vestibular, os candidatos disputam um total 4.746 vagas em cursos técnicos e superiores distribuídos em 16 campi e sete polos de educação a distância: são 1.299 vagas para cursos técnicos na modalidade integrado e 2.060 na modalidade subsequente. Também foram disponibilizadas 1.243 vagas para cursos superiores.

>> IFPE divulga concorrência do vestibular 2017.1

Entre os cursos técnicos, a maior concorrência foi para Segurança do Trabalho, oferecido no Campus Recife, com 21,48 candidatos por vaga. Entre os superiores, o mais procurado foi o de Engenharia Mecânica, ofertado pela primeira vez, com a razão de 36,57 candidatos por vaga.