ENEM

Gabarito da segunda aplicação do Enem sai nesta quarta

Felipe Cabral
Felipe Cabral
Publicado em 05/12/2016 às 16:04
EM121114039 FOTO:

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou que o gabarito oficial dos dois dias da segunda aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será divulgado nesta quarta-feira (7). Ainda segundo o Inep, a relação de alternativas estará disponível para download no portal do instituto e no aplicativo "Enem 2016" do Ministério da Educação (MEC).

No sábado, os feras responderam às provas de ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias. Nesse domingo, os candidatos tiveram que escrever uma redação sobre o tema "Caminhos para combater o racismo do Brasil" e questões objetivas da área de matemática e suas tecnologias e linguagens, códigos e suas tecnologias.

As provas da segunda aplicação foram realizadas para um total de 277.657 inscritos. Desse total, 273.524 candidatos tiveram as provas adiadas por conta das ocupações estudantis contra medidas do governo federal ocorridas em novembro, e 4.133 por problemas de infra-estrutura em locais de prova. Em Pernambuco, foram 17.133 alunos afetados pela mudança de data.

Abstenção da 2ª aplicação

A abstenção foi de 39,7% no primeiro dia e de 41,4% no segundo dia de provas. "Esses números foram altos em decorrência das situações específicas que o Inep precisou atender a fim de garantir que nenhum aluno se sentisse prejudicado ao longo da aplicação do Enem 2016", explicou a presidente do instituto Maria Inês Fini em coletiva de imprensa realizada nesse domingo, em Brasília.

Em Pernambuco, a abstenção na segunda aplicação do Enem foi de 38,39% no sábado e de 39,42% no domingo.

Abstenção total

Considerando-se as duas aplicações, o Enem 2016 terminou com uma abstenção de 30,4% - Dos 8,6 milhões de inscritos, 6 milhões e cinco mil candidatos não compareceram. O resultado final do exame tem divulgação prevista para o dia 19 de janeiro.

Com informações do Inep.