ENEM

Começa segundo dia de provas da 2ª aplicação do Enem

Felipe Cabral
Felipe Cabral
Publicado em 04/12/2016 às 12:32
feras-entram-na-fafire_felipe-cabral_ne10 FOTO:

Mais de 277 mil estudantes em todo país iniciaram, há pouco, as provas do último dia da segunda aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Neste domingo (4), os feras fazem as provas de redação, matemática e suas tecnologias e linguagens, códigos e suas tecnologias. Em Pernambuco, os 17.155 inscritos tem até às 18h para responder 90 questões objetivas e a prova dissertativa.

Na primeira aplicação, ocorrida no dia 6 de novembro, o tema da redação foi "Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil".

Comentários antes do exame

Antes de entrar no Colégio São José, prédio de aplicação localizado no Centro do Recife, o fera André Cordeiro, 16, palpitava que o tema seria de “cunho social”. “É o assunto que vem sendo abordado nos últimos anos, por isso acho que vai ser algo nesse sentido”, disse o estudante, que é do 3º ano e deseja cursar história. Sobre a prova como um todo, André se disse tranquilo diante da carga horária do exame. “Hoje é um dia mais pesado e demanda uma concentração maior, mas estou bem concentrado e seguro porque venho me preparando desde o início do ano”, explicou o fera que está prestando Enem pela segunda vez.

img_7848 O estudante André Cordeiro disse sentir preparado para encarar a carga horária da prova deste domingo. Foto: Felipe Cabral/NE10.

O professor de geografia, Bruno Vieira, 33, disse não estar focando especificamente no tema, mas na "prática, na técnica e na escrita". "Sobre o tema, acho até que a banca vai fugir um pouco do tradicional até para evitar qualquer tipo de comparação ou estranhamento se o tema for muito parecido com o anterior", complementou.

Após o fechamento dos portões

O estudante de farmácia, André Soares, 38, acabou perdendo a prova apesar de ter chegado 15 minutos antes do fechamento dos portões da Faculdade Frassinetti do Recife (Fafire). Ele relatou que assim que desceu do ônibus deu falta dos documentos que estavam no bolso. "Ainda esperei o mesmo ônibus na parada onde desci, mas o funcionários disseram não ter achado meus documentos", lamentou Soares que esperava fazer o Enem para tentar um bolsa no Programa Universidade Para Todos (ProUni), já que havia perdido a bolsa que possuía no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

André Soares iria prestar Enem visando uma bolsa no ProUni. Foto: Tato Rocha/JC Imagem. André Soares iria prestar Enem visando uma bolsa no ProUni. Foto: Tato Rocha/JC Imagem.