ENEM

Enem: feras encaram redação, matemática e linguagens neste domingo

Felipe Cabral
Felipe Cabral
Publicado em 03/12/2016 às 19:51
sb031216007 FOTO:

Neste domingo (4), os candidatos inscritos na segunda aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) fazem as últimas provas do exame: redação, matemática e suas tecnologias e linguagens, códigos e suas tecnologias. Em Pernambuco, cerca de 17 mil estudantes são esperados em 20 locais de prova distribuídos em oito cidades. Assim como nesse sábado (3), os portões abrem às 11h, fecham às 12h e as provas se iniciam às 12h30 (horário local).

Os estudantes vão fazer mais 90 questões objetivas: 45 da área de linguagens - que abrange conteúdos de língua portuguesa, literatura, artes, educação física, tecnologias da informação e língua estrangeira (inglês ou espanhol) - e as outras 45 de matemática.

Há bastante expectativa sobre qual tema foi elaborado para a prova de redação deste domingo. Na primeira aplicação, o tema da prova foi "Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil", bastante elogiado por professores e candidatos.

A redação é um dos pontos que mais preocupa os candidatos do Enem. Ao escrever o texto, o candidato precisa defender uma opinião sobre o tema proposto apoiado em argumentos consistentes e, por fim, elaborar uma proposta de intervenção social para o problema apresentado.

Nesse sábado, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), não foram registradas intercorrências graves em nenhum dos 418 locais de aplicação no País.

Orientações

Para fazer a prova, é necessário apresentar documento de identidade original com foto e usar caneta esferográfica de tinta preta, fabricada com material transparente. Outra cor de tinta impossibilita a leitura óptica do cartão de respostas.

É proibido o uso de celular ou qualquer aparelho eletrônico durante as provas. Os aparelhos terão de ser colocados em um porta-objetos com lacre, que deverá ficar embaixo da cadeira até o fim das provas. Em anos anteriores, candidatos foram eliminados por postar imagens da prova em redes sociais.

O candidato também não poderá usar lápis, lapiseira, borrachas, livros, manuais, impressos, anotações, óculos escuros, boné, chapéu, gorro e similares e portar armas de qualquer espécie, mesmo com documento de porte. Se estiver com um desses itens, eles também deverão ser colocados no porta-objetos.

Lanche e biometria

Para enfrentar as longas horas de prova, o candidato poderá levar água e comida. Haverá fiscalização dos lanches, segundo o Ministério da Educação.

Neste ano, pela primeira vez, há identificação biométrica dos estudantes. O objetivo é prevenir fraudes. As impressões digitais serão colhidas durante as provas.

O candidato poderá deixar o local de prova duas horas depois do início do exame. Só é possível sair com o caderno de questões nos últimos 30 minutos antes do fim das provas. Quem descumprir qualquer uma dessas regras, será eliminado.

Com informações da Agência Brasil.

*Foto: Sérgio Bernardo/JC Imagem.