UPE

UPE antecipa realização das provas do SSA 2 e SSA 1

Felipe Cabral
Felipe Cabral
Publicado em 02/12/2016 às 15:25
Foto: Luana Nova/NE10.
Foto: Luana Nova/NE10. FOTO: Foto: Luana Nova/NE10.

Em comunicado divulgado na tarde desta sexta-feira (2), a comissão de vestibulares (CPCA) da Universidade de Pernambuco (UPE) anunciou que será antecipada a realização das provas do Sistema Seriado de Avaliação (SSA) para estudantes do 2º e 1º ano do ensino médio. No novo calendário, o SSA 2 e o SSA 1 serão aplicados nos dias 9 e 10 de janeiro. A divulgação dos novos cartões informativos, contendo os locais de prova, acontece a partir do dia 26 de dezembro, segundo a instituição.

De acordo com o presidente da CPCA, Ernani Martins, a reformulação do calendário foi possível através da disponibilização de espaços para aplicação dos exames através de parceria entre a universidade, o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado de Pernambuco (Sinepe-PE) e a Secretaria Estadual de Educação (SEE-PE), sob mediação do Ministério Público de Pernambuco (MP-PE). Segundo a comissão, devem ser utilizados para a aplicação das provas tanto prédios de escolas da rede pública, como da rede privada, além de prédios da própria UPE.

A este blog, Martins informou que o Sinepe disponibilizou prédios de escolas da rede privada na proporção de "90% no Grande Recife e o restante no interior do Estado". No acordo que permitiu a antecipação de data, a SEE se encarregou de monitorar a questão das ocupações em escolas da rede estadual, uma vez que essas podem ser necessárias para a realização do SSA 2 e 1. Ainda segundo o presidente da CPCA, os estudos a fim de definir os novos locais de prova já estão em curso.

As provas da segunda e primeira fase do seriado seriam realizadas nos dias 27 e 28 de novembro e 04 e 05 de dezembro, respectivamente, mas foram adiados para os dias 29 e 30 de janeiro, pois duas escolas que seriam usadas como locais de prova foram ocupadas por estudantes contrários a medidas do atual governo federal.