ENEM

Em Pernambuco, mais de 17 mil estudantes farão Enem em dezembro

Felipe Cabral
Felipe Cabral
Publicado em 22/11/2016 às 11:47
Foto: Fernando da Hora/JC Imagem.
Foto: Fernando da Hora/JC Imagem. FOTO: Foto: Fernando da Hora/JC Imagem.

Em levantamento divulgado na manhã desta terça-feira (22), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) contabiliza um total de 17.155 estudantes em Pernambuco que farão a segunda prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos dias 3 e 4 de dezembro. A consulta aos locais de prova já está liberada na página do participante do Inep.

>> Locais da segunda prova do Enem já estão disponíveis no site do Inep

Ainda segundo o órgão, do total de estudantes afetados no Estado, 16.635 tiveram as provas adiadas por conta das ocupações de instituições de ensino contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 55 que limita os gastos do governo federal pelos próximos 20 anos, a chamada "PEC do Teto". Na lista final de escolas ocupadas divulgada pelo Ministério da Educação (MEC) no último dia 4, foram indicados 21 prédios ocupados no Grande Recife e no interior de Pernambuco.

Completando o número total, 520 tiveram as provas remarcadas devido a "contingências", o que o Inep exemplifica como problemas de infraestrutura.

Segunda aplicação

De acordo com o instituto, os locais de prova serão todos alterados e terão o padrão necessário para a aplicação das provas, não correndo o risco de serem ocupados até a realização do exame.

As provas serão diferentes daquelas aplicadas no início do mês, mas manterão o mesmo nível de dificuldade, o que, de acordo com o Inep, garantirá a isonomia entre os candidatos. O resultado do Enem será divulgado para todos os participantes no dia 19 de janeiro.

Brasil

No País, chega a 277.624 o número de candidatos com provas adiadas; 273.521 por ocupações e 4.103 por contingências, conforme o levantamento do instituto. Os estados com o maior volume de inscritos previstos para a segunda aplicação são Minas Gerais (72.302), Paraná (43.617), Bahia (37.927) e Espírito Santo (23.486).

Com informações da Agência Brasil.

Foto: Fernando da Hora/JC Imagem.