UPE

Matemática foi o calo dos feras neste domingo de SSA3 da UPE

Felipe Cabral
Felipe Cabral
Publicado em 13/11/2016 às 14:07
Foto: Luana Nova/NE10
Foto: Luana Nova/NE10 FOTO: Foto: Luana Nova/NE10

Por Luana Nova

A terceira fase do Sistema Seriado de Avaliação (SSA) da Universidade de Pernambuco (UPE) ocorre neste domingo (13) e segunda-feira (14). Na manhã deste domingo foram aplicadas avaliações de redação, língua portuguesa, língua estrangeira, filosofia e matemática. Os candidatos entrevistados pelo Portal NE10 afirmaram que a prova de matemática foi a mais difícil do dia. Os vestibulandos tiveram quatro horas e meia para realizar os testes.

LEIA TAMBÉM

>> Feras devem ficar atentos às datas para contestar gabarito do SSA3

>> Índice de abstenção do primeiro dia do SSA3 é de 9,12%

Para o estudante Enzo Buarque, de 18 anos, que pretende cursar Engenharia Civil, a terceira etapa do seriado estava mais difícil do que as outras duas primeiras, especialmente a prova de matemática. "Tinha que saber muita fórmula, muita coisa", afirmou, ao enfatizar que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado nos últimos dias 5 e 6, estava mais fácil. "O Enem é mais intepretação de texto e conhecimentos gerais, já o sistema seriado é mais de conhecimentos específicos", acrescentou.

Enzo Buarque | Foto: Luana Nova/NE10 Enzo Buarque | Foto: Luana Nova/NE10

Com relação à redação, cujo tema abordado foi "Conviver e dialogar com os pares e os diferentes é necessário", o candidato disse estar tranquilo. "Eu gostei da redação, deu para desenvolver bem o texto. As provas de filosofia e de língua estrangeira também estavam tranquilas", opinou. Em língua estrangeira, os candidatos podem optar por provas de inglês ou de espanhol. No caso de Enzo, a escolha foi pela avaliação em língua inglesa. "O teste foi mais de interpretação. Sabendo um pouquinho de inglês já dava para resolver bem".

>> “Conviver e dialogar com os pares e os diferentes é necessário” é o tema da redação do SSA3

A prova de matemática também foi considerada como a mais complicada para a candidata Giulia Simas, de 17 anos, que pretende cursar Educação Física. "Entre linguagens e filosofia, eu acho matemática sempre mais difícil", brincou. Para a estudante, o sistema seriado é mais tranquilo do que o Enem. "Acho o Enem muito cansativo", disse, ao comentar que gostou bastante do tema da redação deste ano. "É um tema fácil e que proporciona várias possibilidades de argumentação".

Adônis e Giulia | Foto: Luana Nova/NE10 Adônis e Giulia | Foto: Luana Nova/NE10

Segundo o estudante Adônis Cordeiro, de 18 anos, que quer cursar Fisioterapia, a prova de matemática foi a mais difícil. "Era a matéria que eu mais queria fazer hoje, mas quando vi bateu o desespero", disse, rindo, ao comentar que a avaliação teve muitas questões de geometria. "A prova de matemática estava muito mais fácil no Enem, já português achei mais fácil a do seriado de hoje", comentou.

Sobre a redação, Adônis também achou a do Enem, que teve o tema "Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil", mais tranquila. "O tema do Enem foi mais diverso e interessante, com mais assuntos possíveis para se comentar", opinou. Já com relação à prova de língua estrangeira, no caso inglesa, o estudante disse não ter sido muito agradável. "Mas até que deu para desenvolver", afirmou.

As estudantes Maria Heloisa e Beatriz de Kácia, ambas de 17 anos, saíram um pouco desanimadas com o conteúdo da prova de matemática. "Não é meu forte", disse Beatriz, que quer cursar Enfermagem ou Fisioterapia. "Não é minha área mesmo, sou de humanas!", brincou Heloisa, que pretende cursar Psicologia, ao comentar que a expectativa para as provas desta segunda-feira, de química e física, é de "chorar".

Maria Heloisa e Beatriz de Kácia | Foto: Luana Nova/NE10 Maria Heloisa e Beatriz de Kácia | Foto: Luana Nova/NE10

Nesta segunda-feira, o exame prossegue com provas de biologia, física, química, história, geografia e sociologia. O listão dos classificados pode ser divulgado até o dia 16 de janeiro de 2017. As provas para os candidatos da segunda fase ocorrem em 27 e 28 de novembro deste ano. Já para os estudantes da primeira fase, as avaliações serão realizadas nos dias 04 e 05 de dezembro.