ENEM

Provas do Enem trazem questões sobre dengue, esportes e Clarice Lispector

Gustavo Belarmino
Gustavo Belarmino
Publicado em 06/11/2016 às 19:26
clarisse FOTO:

clarisse

Mais de 8 mihões de candidatos encerraram neste domingo (6) a maratona do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2016. No segundo dia, a prova exame trouxe 90 itens de matemática e 90 itens de linguagens, além da redação. Como já é de praxe, os itens trouxeram textos de diversos gêneros literários, valorizando grandes autores, além de temas do cotidiano do estudante. O tema da redação tratou da intolerância religiosa no Brasil e os caminhos para superá-la.

Na prova de linguagens, a poesia esteve presente em textos do português José Saramago e do brasileiro João Cabral de Melo Neto, além de um trecho da canção "Querido Diário", de Chico Buarque de Holanda. Na prosa, os alunos se depararam com um trecho do livro "Onde estivestes de noite", de Clarice Lispector, além de "Comédias da Vida Privada", de Luiz Fernando Veríssimo. Outra questão tratava de um problema muito comum entre os usuários de internet: os hoax, ou boatos. O texto citava como o exemplo o fato de que muitas "mensagens dramáticas" que circulam na rede são atribuídas, erroneamente, à Clarisse Lispector.

O tema esporte esteve presente em diversas questões da prova, inclusive em itens de matemática que tratavam da composição de uma equipe de tênis e sobre as categorias de peso em modalidades de luta. O aspecto esportivo também apareceu na prova de linguagens, que trouxe o trecho de uma entrevista com Terezinha Guilhermina, paratleta do atletismo que disputou a Paralimpíada do Rio 2016.

O Enem tem como marca trazer temas do cotidiano do aluno, mesmo em provas consideradas mais "duras", como matemática. Vários itens abordaram problemas nacionais na área de sáude, como a dengue e a febre amarela. Duas questões da prova de matemática, por exemplo, tratavam do nível de infestação do mosquito aedes aegypti em diferentes bairros de um município. Outro assunto muito presente nos noticiários e que apareceu na prova de matemática foi o nível de reservatórios para abastecimento de água.

Quadrinhos

Nas prova de língua estrangeira, os candidatos já habituados com o Enem podem ter sentido falta dos quadrinhos, que são uma marca da prova. Mafalda e Calvin, personagens sempre presentes nos itens de espanhol e inglês, respectivamente, não apareceram neste ano. A prova de inglês trouxe trecho de uma canção e Paul McCartney, "Ebony and ivory", em uma questão de interpretação. Nos itens de espanhol, a única questão com imagens trazia uma frase pichada em um muro com a frase "No supe qué ponerme y me puse feliz".