ENEM

Carteiro faz Enem no Recife e sonha cursar engenharia

Felipe Cabral
Felipe Cabral
Publicado em 06/11/2016 às 18:22
Foto: Fernando da Hora / JC Imagem
Foto: Fernando da Hora / JC Imagem FOTO: Foto: Fernando da Hora / JC Imagem

Por Luana Nova

Quem disse que tem idade certa para fazer vestibular? O carteiro Eduardo Francisco, de 54 anos, realizou o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste fim de semana após cerca de 30 anos sem fazer nenhuma avaliação, e provou que nunca é tarde para seguir os próprios sonhos. Carteiro há mais de 30 anos no Recife, Eduardo sonha em cursar engenharia mecânica algum dia.

LEIA TAMBÉM

>> No Recife, padre dá bênçãos a candidatos no segundo dia de Enem

"O importante é tentar realizar o sonho, e não ir pela ideologia de ninguém. Se eu tirar uma boa nota, o que eu acho quase impossível pelo tempo que eu passei sem estudar, eu faria engenharia mecânica, que é o meu sonho, e pretendo realizá-lo", declarou, ao ressaltar que gosta de ser carteiro. "É uma pena não sermos valorizados", lamentou.

Segundo Eduardo, a prova não foi muito boa porque ele não conseguiu fazer a redação. "Eu estava com muita dor de cabeça, acho que foi problema de pressão. Não foi tensão porque eu não estava ansioso como muitos jovens. Se eu tirar mais do que zero para mim é lucro", brincou.

Para o carteiro, é estranho fazer uma prova após tantos anos sem estudar. "Eu estou me sentindo ultrapassado em termos de tecnologias e conhecimento. Mas prefiro tentar a prova do que estar como algumas pessoas que conheço, que fizeram várias faculdades e não se sentem realizadas com nenhuma", afirmou.