ENEM

“Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil” é o tema da redação do Enem 2016

Felipe Cabral
Felipe Cabral
Publicado em 06/11/2016 às 12:31
EM121114039 FOTO:

Acabou a expectativa. Logo após o início das provas do segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), às 12h30 (horário local) deste domingo (6), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou o tema da prova de redação do exame: "“Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil”.

Para o professor de redação do Colégio GGE, Adalto Farias, o tema foi uma boa surpresa já que, segundo ele, não se espera que o exame aborde questões religiosas. "O tema se encaixa no perfil da prova do Enem, que geralmente aborda a questão dos direitos humanos e problemas sociais que tem o cenário brasileiro como pano de fundo", afirma.

O professor destaca que, durante a dissertação, o fera pode fazer relação com diversas questões sociais da atualidade de maneira interdisciplinar. "Entre os exemplos atuais, estão os conflitos internacionais e as manifestações preconceituosas via redes sociais, o que pode ser analisado através de disciplinas como história, sociologia e filosofia", explica.

Para Adalto, o fator principal para conseguir uma boa nota na redação do Enem 2016 é dissertar sobre o tema de maneira abrangente, procurando não adotar posturas religiosas próprias. "O ponto chave para um bom texto é adotar o respeito à diversidade religiosa no Brasil", afirma.

O professor ainda salientou que o tema deste ano, em comparação com o de 2015 ('A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira') é uma espécie de "armadilha" para o alunos que se posicionarem de forma preconceituosa. "No ano passado, muita gente que foi preconceituoso com as mulheres e se posicionaram de maneira machista se prejudicaram", conclui.

Para muitos candidatos, a redação torna a segunda etapa do Enem o maior desafio do vestibular, já que ainda devem responder 45 questões de linguagens e 45 de matemática dentro de cinco horas e 30 minutos. Por si só, ter bom desempenho no texto dissertativo-argumentativo tem grande peso para os feras por corresponder a grande parte da nota final dos candidatos.

COMENTÁRIOS DAS PROVAS – Você, #FeraNE10, que encarou a maratona do Enem 2016, fique ligado! O blog Vestibular recebe os professores do Colégio GGE para comentar as provas deste domingo, ao vivo, pelo Facebook, às 18h30. Acompanhe e participe da transmissão, enviando comentários.