SISU

Inscrições para o vestibular 2017.1 do IFPE terminam nesta quinta

Felipe Cabral
Felipe Cabral
Publicado em 01/11/2016 às 10:45
IFPE_Divulgação FOTO:

Os interessados em participar do vestibular do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) para 4.746 vagas referentes ao primeiro semestre de 2017 têm até esta quinta-feira (3) para se inscreverem. Os candidatos devem acessar o site da comissão de vestibular, preencher a ficha de inscrição e emitir a guia de recolhimento da união (GRU) para o pagamento da taxa no valor de R$ 25 (cursos técnicos) e R$ 50 (superiores). A taxa deve ser paga até a sexta-feira (4) somente em agências do Banco do Brasil. As provas serão realizadas no dia 27 de novembro.

Quem solicitou isenção da taxa de inscrição pode conferir, no mesmo endereço eletrônico, se o pedido foi aprovado. A inscrição é gratuita para os que concorrerão às vagas dos cursos oferecidos na modalidade Proeja.

A nova edição do processo seletivo é válida para os 16 campi do IFPE, além de sete polos de educação a distância (Limoeiro, Águas Belas, Surubim, Palmares, Sertânia, Santa Cruz do Capibaribe e Pesqueira). Há 1.299 vagas em cursos na forma de articulação integrada, voltado para quem deseja aliar a formação técnica às disciplinas do ensino médio; 2.060 na subsequente, para quem já concluiu o ensino médio e 144 na modalidade Educação para Jovens e Adultos (EJA), para quem tem mais de 18 anos e possui apenas o ensino fundamental.

Para os cursos superiores, são 1.243 vagas ofertadas através do vestibular. A novidade para este processo seletivo é a criação dos cursos Engenharia Mecânica (Campus Recife) e Engenharia Elétrica (Campus Garanhuns).

Sistema de cotas

Metade das vagas é oferecida pelo Sistema de Cotas e reservada para candidatos oriundos da rede pública de ensino. No momento da inscrição, esses candidatos poderão optar por subcotas de renda (quem tem renda familiar per capta de até um salário mínimo e meio) ou etnia (negros, pardos e índios). Há também cotas para moradores da zona rural ou filhos de agricultores que optem por cursos com vocação agrícola. Neste caso, a reserva é de 25% das vagas de ampla concorrência (não cotista).

Segunda entrada

A seleção para os cursos superiores e técnicos subsequentes com início no segundo semestre será feita via Sisu e Sisutec, respectivamente. Ambos utilizam como critério a nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Mais informações através do site da CVEST ou pelo telefone: (81) 2125 1724.