ENEM

5 dicas para um bom condicionamento físico e mental durante os vestibulares

Felipe Cabral
Felipe Cabral
Publicado em 25/10/2016 às 17:56
5 dicas condicionamento_edit FOTO:

Estamos a menos de duas semanas do Enem e você, provavelmente, já vem se preparando há um tempão para reunir os conhecimentos mais decisivos para arrasar no exame. Agora imagine, na hora da prova, colocar todo esse esforço a perder por conta dos sintomas da ansiedade ou de uma noite de sono mal dormida... Pois é, o bom condicionamento físico e mental é tão importante quanto as informações que você apreende durante os estudos.

"Passar mais de quatro horas sentado e ainda ter que manter a concentração para resolver dezenas de questões é um desafio que exige preparo. Um exemplo é o controle da ansiedade. Sem ser amenizada, ela pode dificultar o entendimento dos enunciados e gerar o famoso 'branco'", explica a psicóloga do Colégio GGE, Sandra Sales.

Para orientar nosso queridos seguidores, a psicóloga apontou cinco dicas importantes para estar 100% na hora da prova. Respira fundo e vai ;)

1. Ter uma boa noite de sono

sleeping-99119_1280

Se o descanso no dia anterior às provas não foi bom, é muito provável que você sofra para lembrar das coisas mais simples já que o sono insuficiente afeta a concentração e a memória. Com a sensação de que não consegue fazer a prova, a ansiedade pode chegar, fazendo os pensamentos acelerarem, gerando um estado de confusão e nervosismo, um círculo vicioso que culmina com o bloqueio mental.

2. Alimentação adequada 

HS111211125 Arte: Guilherme Castro/NE10.

A fome pode ser uma grande inimiga na hora da prova, já que pode causar sonolência, diminuição da capacidade de concentração e de memorização. "É bom lembrar de levar um lanche para a prova, visto que a duração é longa", explica Sandra.

Porém, é importante selecionar bem o que levar. Opte pelos biscoitos com fibras e/ou o bom e velho chocolate e evite os salgadinhos - eles elevam a quantidade de sódio no organismo podendo afetar a pressão arterial e causar dores de cabeça. Ah! E não esqueça de se hidratar! Beba água!

3. Saber lidar com a ansiedade

hatena-1184896_1280

O fera deve usar o tempo de prova de forma estratégica para fazer atividades de controle da ansiedade. Antes de começar a prova, procure respirar calmamente durante dois minutos. Ao abrir o caderno, não comece respondendo logo de cara; leia algumas questões e resolva das mais fáceis para as mais difíceis. É importante, também, fazer pausas e se movimentar. Sair um pouco da sala de provas para ir ao banheiro, por exemplo, já serve para distensionar os músculos.

4. Atividades de lazer para distrair como cinema e caminhadas

01-fazer-exercicios Arte: Guilherme Castro/NE10.

É recomendável que nos dias anteriores às provas você faça programas de lazer mais leves, como pegar um cineminha ou dar uma caminhada na praia. Essas atividades ajudam a aliviar a tensão acumulada durante um ano inteiro de preparo. O estresse pode diminuir o aproveitamento do estudante na hora da prova.

5. Valorize todo o seu esforço

concurso_Reprodução

Não adianta querer estudar tudo o que não estudou até agora. É hora de levar em consideração tudo o  foi apreendido e priorizar o exercício.