ENEM

Cerca de 5 mil feras podem ter Enem adiado devido a ocupações em PE

Felipe Cabral
Felipe Cabral
Publicado em 21/10/2016 às 17:08
CAV Resiste FOTO:

Cerca de 5 mil candidatos que vão fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) podem ser afetados pelas ocupações que ocorrem em unidades acadêmicas de Pernambuco no contexto do protesto no País contra a PEC 241, a reforma do ensino médio e o projeto Escola sem Partido. Caso a mobilização permaneça após o dia 31 de outubro, os participantes do Enem alocados nestas instituições terão suas provas canceladas e reaplicadas, conforme determinação do ministro da Educação, Mendonça Filho.

No Recife, a ocupação permanece deste a quinta (20) no campus do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), na Cidade Universitária, zona oeste do Recife. Cerca de mil alunos devem fazer o Enem na instituição. Lá, segundo o diretor de ensino do campus, Ozias Ferreira, a mobilização segue "ordeira" e sem prejuízo da realização das aulas. Na região Agreste, também ocorre ocupação no campus Pesqueira do IFPE. No local, estima-se que estão lotados 400 candidatos do exame.

Outros campus ocupados são os de Vitória de Santo Antão da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o de Nazaré da Mata da Universidade de Pernambuco (UPE) - ambos na Zona da Mata; e o de Petrolina da UPE. Juntos, os locais de prova devem receber 4,1 mil candidatos.

A mobilização na UPE reivindica principalmente melhorias estruturais no campus, entre elas, a que se refere à assistência estudantil, que estaria sendo inviabilizada devido a cortes de verbas por parte do governo estadual.

*Foto: Comunicação CAV (R) EXISTE (Daniele Melo)/Reprodução/Facebook.