ENEM

Em coletiva, MEC divulga detalhes sobre a aplicação do Enem 2016

Felipe Cabral
Felipe Cabral
Publicado em 19/10/2016 às 20:00
Coletiva de imprensa MEC_Twitter_Reprodução FOTO:

Em coletiva de imprensa realizada na tarde desta quarta-feira (19), no Ministério da Educação (MEC), em Brasília, o ministro Mendonça Filho anunciou a liberação dos cartões de confirmação de inscrição dos candidatos que vão fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O documento - que pode ser conferido através do site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep) e do aplicativo do Enem - traz datas, horário (oficial de Brasília) e locais de prova.

Entre as novidades anunciadas, está o procedimento de coleta de dados biométricos que será feito nas salas de aula após o início das provas. De acordo com a presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep), Maria Inês Fini,  a medida visa a segurança do exame.

Durante a coletiva, também foram destacados números gerais e específicos com base na quantidade de inscritos do exame e na logística de distribuição das provas. Em todo o Brasil, são 8.627.195 estudantes que deverão receber por SMS e e-mail aviso sobre a disponibilidade dos cartões de confirmação de inscrição, segundo informações publicadas no site do Inep. Pernambuco é o sexto estado com mais inscritos no País, com 447.315 candidatos.

Do total de participantes, 68.907 solicitaram atendimento especializado, sendo a maioria por questão de deficiência física (22.367). Fizeram a solicitação de atendimentos específicos 101.902 candidatos, majoritariamente os sabatistas (76.275), seguidos das lactantes (16.538) e gestantes (7.590). Segundo o Inep, neste ano as provas serão aplicadas em 1.727 municípios, envolvendo 655.500 colaboradores.

Cartões de inscrição não liberados

Alguns estudantes podem verificar a mensagem "aguarde a confirmação do seu local de prova. Efetue nova consulta nos próximos dias" ao tentar consultar seu cartão de confirmação. De acordo com o Inep, um dos motivos do aviso é a substituição do local de prova por necessidade de reformas ou comprometimento causado por fenômenos naturais.

Escolas ocupadas no Brasil

Durante a coletiva, o ministro Mendonça Filho disse que a realização do Enem pode ser prejudicada em 181 escolas do País que estão ocupadas por estudantes contra a reforma do ensino médio e a PEC 241. Segundo ele, 95 mil participantes tiveram local de prova determinado nessas unidades.

Se as ocupações persistirem, os inscritos nesses locais de prova podem ter que fazer um novo exame em uma data alternativa. "Mas essa segunda prova seria ainda em 2016, a tempo dos participantes se inscreverem no Sisu", ressaltou a presidente do Inep, conforme nota publicada no site da autarquia. Como prazo para que as escolas sejam desocupadas, o MEC determinou o dia 31 de outubro.

Do total de escolas ocupadas, 145 são do Paraná, 12 do Rio Grande do Norte, seis de Minas Gerais e cinco do Rio Grande do Sul. O Distrito Federal e o Rio de Janeiro têm três pontos de aplicação ocupados e Alagoas e Bahia, dois. Pará e Tocantins, um, conforme apontado na coletiva por Maria Inês Fini.

Em Pernambuco, o único local de prova em que houve ocupação foi a Universidade do Vale do São Francisco (Univasf), em Petrolina, no Sertão pernambucano. Mas os candidatos alocados no campus não devem ser prejudicados já que os manifestantes desocuparam a reitoria na última sexta-feira (14).

Com informações do site oficial do Inep