ENEM

Enem: 10 mil redaçoes foram anuladas por desrespeito aos direitos humanos

Felipe Cabral
Felipe Cabral
Publicado em 16/10/2016 às 17:24
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação FOTO: Foto: Divulgação

Segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep), 10 mil redações receberam nota zero na edição de 2015 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) por apresentarem propostas de intervenção social que desrespeitavam os direitos humanos; o número corresponde a 20% do total de anulações. As informações foram divulgadas na última sexta (14) no site oficial do Ministério da Educação (MEC).

Regra prevista em edital, textos que apresentem conteúdo que viole os direitos humanos são automaticamente anulados, não importando se o desempenho do participante foi satisfatório em outras competências.

"Em 2015, com o tema 'A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira', as redações que receberam nota zero apresentavam propostas de ações discriminatórias e que atentavam contra a integridade física ou moral das mulheres. Sugerir castigos para comportamentos femininos e para os infratores de leis de proteção à mulher, como linchamento, mutilação, tortura e execução sumária, também foram propostas identificadas nas redações", diz a publicação do MEC.

"Isso deve ser combatido em todas as formas de expressão, inclusive nas redações do Enem. A educação em direitos humanos tem como objetivo central a formação para a vida e para a convivência, com o respeito ao outro, em uma relação dialógica entre toda a comunidade escolar", aponta o diretor de direitos humanos e cidadania da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) do MEC, conforme a assessoria de imprensa da pasta.

VEJA MAIS

Inep divulga cartilha com orientações para a redação do Enem

As cinco competências avaliativas da redação do Enem

No Enem, atenção aos itens de variação linguística e funções da linguagem

*No edital do Enem, estão relacionados todos os casos em que é atribuída a nota zero à redação. Em 2015, mais de 53 mil redações foram anuladas com base nesses critérios:

> Fuga ao tema proposto

> Utilização de outra estrutura textual que não a dissertativa-argumentativa.

> Texto escrito em espaço diferente da Folha de Redação que será considerada "em branco".

> Texto com extensão de até sete linhas ("texto insuficiente"). E como apontado no edital, "as linhas com cópia dos textos motivadores apresentados no caderno de questões serão desconsideradas para efeito de correção e de contagem do mínimo de linhas".

> Conteúdo que "apresente impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação, bem como que desrespeite os direitos humanos".

> Parte do texto "deliberadamente desconectada com o tema proposto".